Conarec 2006 mostra importância de valorizar relacionamento com cliente
31/08/2006 - DFREIRE
“O Cliente é o Rei” – este é o tema da 4ª edição do maior congresso da América Latina sobre as relações empresa cliente, o Conarec, que discutirá com grandes empresas nacionais e multinacionais, durante os dias 13 e 14/09, em São Paulo, a importância de focar os negócios no cliente. “Está provado que estar próximo do cliente é sinônimo de sucesso. Empresas e a sociedade, em geral, precisam aprender a respeitar o brasileiro como cidadão e consumidor”, ressalta o especialista internacional em relações de consumo e Presidente da Padrão Editorial (revistas Consumidor Moderno e B2B Magazine), empresa organizadora do evento, Roberto Meir.
A expectativa para este ano é reunir mais de 2 mil pessoas, entre presidentes, vice-presidentes, diretores, superintendentes e profissionais ligados ao setor de relacionamento com o cliente. De acordo com Meir, este é o setor que mais cresce no País, já emprega mais do que a indústria automobilística e é o maior gerador de mão de obra especializada do Brasil, com mais de 1 milhão de trabalhadores. “É preciso exaltar o que o Brasil tem de bom. Somos referência mundial no setor de relacionamento, porém fala-se muito pouco sobre o assunto. Por isso o Conarec é tão importante”, afirma.
Um dos destaques da edição 2006 é a abertura, que será realizada pelo Vice-Presidente do O Boticário, Artur Grynbaum. O executivo apresentará o tema “O Brasil que encanta o mundo: O reconhecimento do Boticário como o melhor varejo do mundo”. A rede de franquias foi eleita no ano passado como melhor rede de varejo do mundo pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos – The National Retail Federation (NRF), entidade respeitada no mundo inteiro. Na ocasião, o executivo contará a história da companhia, marcada pelo forte relacionamento com os clientes. De acordo com dados da própria empresa, atualmente os clubes de relacionamento do O Boticário reúnem mais de 140 mil consumidores espalhados pelo Brasil. Já o programa “Cartão Fidelidade” tem o registro de 3,2 milhões de consumidores cadastrados. Para satisfazer o cliente, além da qualidade no atendimento, a empresa faz fortes investimentos em novas tecnologias, metodologias e sistemas de gestão de negócios.
Além do O Boticário, o Conarec também contará com as presenças de presidentes de empresas como Accenture, Aché Laboratórios/Unique Garden, ACS, Albert Einstein, Atento, Claro, Compre Bem/Sendas, Contax, Dedic, Diagnósticos da América, Fleury, IG, Mc Donald’s Brasil, Otis Elevadores, Serasa, Setin Construtora, SulAmérica, Syngenta, Telemig e White Martins.
Presença Internacional
A novidade deste ano é a presença inédita da Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Tecnologia da Avaya – empresa líder em convergência da comunicação de voz e dados com as aplicações de negócios, Karyn Mashima. A executiva participará do painel "Seja mais focado no cliente: como a comunicação inteligente gera um atendimento com excelência". Como Vice-Presidente Sênior da área de estratégia e tecnologia, ela é responsável pelo desenvolvimento de negócios e produtos e arquitetura de soluções de última geração. Acumula 20 anos de experiência em liderança de equipes de produtos em ambos os lados da divisão de dados e voz, adquirindo um senso apurado de como integrar ambos os segmentos para maximizar o benefício de clientes e empresas.
Temas surpreendentes
O congresso será formado por plenárias que debaterão temas baseados em 4 vertentes: Valores Humanos, Marketing e Estratégias, CRM: Contact-Centers e Tecnologias e Fidelização. “Quando falamos de atendimento ao cliente devemos incluir o capital humano, as ações de marketing, alta tecnologia e as campanhas de fidelização. Sem essas vertentes, o relacionamento com o cliente não existe e não cria vínculo”, revela a Diretora-Executiva da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec) – entidade apoiadora do evento, Beatriz Cullen. A executiva será a mediadora de uma das plenárias de Valores Humanos. Juntamente com os executivos de relacionamento do Banco Real, Centro de Diagnósticos Fleury e a Nestlé, Beatriz vai discutir como as empresas valorizam e reconhecem os profissionais de relacionamento. De acordo com ela, investir em programas motivacionais, treinamento e plano de carreira fazem toda a diferença para o setor de relacionamento com o cliente. “O capital humano é peça fundamental para fazer a diferença. Cada vez mais os profissionais têm de estar preparados para resolver o problema do cliente e não funcionar apenas como um ouvido”, completa.
Outra plenária que promete agitar o congresso é, na verdade, uma discussão em torno do que pode ser uma prioridade para as empresas. Nela, companhias como Telemig Celular, Elevadores Otis, Setin Construtora, Aché Laboratórios/Unique Garden e Diagnósticos da América vão descobrir com a jornalista e mediadora Salette Lemos quem vem em 1º lugar: o acionista? O cliente? A imprensa? A sociedade? Ou os colaboradores?
O Conarec promete difundir a prática do bom atendimento, sempre visando a real importância de se colocar os clientes em 1º lugar. O congresso acontece no Hotel Transamérica, em São Paulo, e o encerramento ficará por conta de Milton Neves, Renata Fan e esportistas de destaque, dando dicas de como formar um campeão.
Sobre o Conarec
O Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente surgiu em 2002 a partir da necessidade de provocar mudanças no setor de relacionamento com clientes. O principal objetivo do congresso é reunir presidentes, vice-presidentes, diretores, superintendentes e profissionais do setor de relacionamento com cliente para fomentar e discutir sobre a importância das empresas estarem cada vez mais próximas de seus clientes. O encontro acontece uma vez por ano e segue o formato da realização de plenárias, com duração de 45 ou 90 minutos.