Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Salvador: muita cultura e gastronomia exótica na capital da Bahia

14/01/2006 -

Salvador, capital do Estado da Bahia, concentra grande quantidade de atrações culturais e históricas aliadas a uma gastronomia fascinante, que agrada aos paladares mais exigentes. A formação geográfica da cidade, de forma triangular e cercada pelo mar em 3 lados, concede condições privilegiadas para se aproveitar o sol, enquanto uma suave brisa sopra constantemente, tornando o clima muito agradável.

Há quem pense que o Centro Histórico de Salvador resuma-se ao colorido do Pelourinho. Diferente disso, a área que o determina é muito maior e compreende os primeiros limites da cidade fundada por Thomé de Souza, indo da Praça Castro Alves até Santo Antônio Além do Carmo. Tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Centro Histórico de Salvador possui milhares de casarões dos séculos XVI, XVII, e XVIII. Divide-se em 3 áreas principais: a Praça Municipal ao Largo de São Francisco, Pelourinho e Largo do Carmo, finalizando com o Largo de Santo Antônio Além do Carmo.

Ao ingressar no Centro Histórico de Salvador, o visitante não têm a exata noção do pomposo conjunto arquitetônico com o qual vai se deparar. São igrejas e casarões seculares, circundados por uma farta atividade cultural desenvolvida neste local. Em suas ladeiras e ruas pavimentadas com pedras cabeça-de-negro estão registrados importantes trechos da quinhentista história brasileira. Entre seus atrativos, merecem destaque as praças Municipal e da Sé, o Elevador Lacerda, a Câmara Municipal, o Paço Municipal, o Palácio Rio Branco, a Santa Casa e Igreja da Misericórdia, o Palácio Arquiepiscopado, a Catedral Basílica, o Terreiro de Jesus, o Largo do Cruzeiro de São Francisco, o Pelourinho com suas igrejas, lojas e praças, e por fim, o Largo do Carmo onde estão o Forte de Santo Antônio e o grande conjunto religioso formado pela Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo e pela Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

A gastronomia se destaca nos deliciosos práticos típicos, especialmente temperados e com incrível variedade de sabores. A culinária baiana é também um exemplo da preservação das matrizes culturais africanas, além da religião e da música, na cultura. O uso do azeite de dendê, do leite de coco, do coentro e da pimenta, além de outras especiarias, é a marca registrada da cozinha local. O acarajé, vendido na rua pelas baianas, que usam uma indumentária ligada aos rituais do candomblé, é um bolinho feito de feijão fradinho ralado e frito na azeite de dendê e normalmente é partido ao meio e recheado com vatapá e camarão. As baianas também vendem outras iguarias locais, como o abará, bolinho de feijão ralado e camarão seco, cozido e enrolado na folha da bananeira e cocadas de vários tipos.

Nos mercados populares de Salvador é possível encontrar barracas onde são vendidos pratos típicos da senzala. No mercado das Sete Portas existe a tradição, desde que ele foi inaugurado, nos anos 40, de comer mocotó sexta-feira à noite. Nos restaurantes do Mercado Modelo é possível encontrar tanto o sarapatel quanto as moquecas e frigideiras. Na feira de São Joaquim e nos mercados de São Miguel e Santa Bárbara, encontram-se barracas onde são vendidos diversos pratos da culinária baiana. Nas praias também são encontrados pratos típicos como os escaldados de caranguejo e ostra. Em áreas da cidade como o Pelourinho e a orla marítima concentram-se os restaurantes de comida típica, com uma grande variedade de pratos à base do azeite de dendê.

Mas nem só de moqueca vive o baiano. Quem vem a Salvador também encontra uma infinidade de restaurantes de cozinha internacional como a italiana, japonesa, chinesa, francesa, mexicana e árabe, entre outras. A cidade também possui diversos restaurantes de comidas regionais, com destaque para os de culinária mineira e sertaneja.

O turista não pode deixar de experimentar as delícias doces da região, como cocadas, doces de frutas e tapioca. O destaque vai para os sorvetes e sucos, feitos com frutas nativas como cupuaçu, mangaba, cajá, umbu, graviola, sirigüela, tamarindo, entre outros.

Fonte consultada: Emtursa e Folha Online

Revisão e edição: Renata Appel
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.