Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Alexandre Appel palestra na Câmara de Corretores de Seguros

20/04/2005 - Imprensa Procon/RS

Veja mais fotos
O Coordenador do Procon/RS, Alexandre Appel, proferiu palestra ontem (19/04), em reunião almoço realizada pela Câmara de Corretores de Seguros do RS. Representantes do mercado securitário do Estado, entre eles o Presidente da Câmara de Corretores, Rafael Clamer dos Santos; o Representante do Sincor, Ricardo Panseira e do Sindesergs, Valdir Kertsting; e o Vice-Presidente da Câmara, Nélson Reis de Oliveira, queriam saber quais as maiores queixas dos consumidores no que diz respeito ao setor e também como equacionar soluções visando minimizar os problemas existentes na área.

Appel explanou sobre as diretrizes do Procon e o esforço que o Secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Deputado Edir Oliveira, vem empreendendo para tornar o órgão mais ágil e eficiente, visto que, desde sua implantação, em 1997, a estruturação sofreu interrupções. Trocas de administrações não permitiram que o Procon gaúcho evoluísse em comparação a outros estados. Atualmente, o desafio está em resgatar a capacidade do órgão em atender com eficiência a grande demanda de consumidores que o procuram.

Appel enfatizou que, “atualmente, as organizações estão cada vez mais competitivas e agressivas na venda de seus produtos ou serviços” e que “isto é feito com muita competência”. Entretanto, a quantidade de reclamações dos consumidores nos órgãos oficial de defesa do consumidor indica que estão faltando canais de acesso no pós-venda. O consumidor, na maioria das vezes, busca o Procon somente para esclarecimentos, na expectativa de obter informações a respeito do bem ou serviço que pagou. Citou o número de reclamações no setor seguros em 2004, que chegou a 6.940, das quais foram abertas 347 Investigações Preliminares, o que resultou na abertura de dois processos administrativos. Esses dados ratificam a afirmação de que o problema reside na falta de “canais”, conforme já mencionado.

Também explicou que, mesmo com as empresas formalmente estabelecidas e líderes de mercado, podem ocorrer “falhas” no processo de comercialização de seus produtos e serviços. Entretanto, quando notificadas pelo Procon, “de pronto” têm reparado o eventual dano na relação de consumo. O problema maior ocorre quando as organizações são clandestinas, que desde seu aparecimento estão direcionadas a lesar os consumidores, práticas que vêm causando preocupações em todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Citou, por exemplo, os golpes pela Internet, classificados em jornais vendendo ilusões fáceis, consórcios de dinheiro, assistências técnicas e até a venda de medicamentos sem registro na ANVISA. “O consumidor, na ânsia de obter facilidades, acaba caindo na artimanha do mal fornecedor”, afirmou o Coordenador do Procon/RS.

Finalizando, Alexandre Appel fez algumas recomendações para que as relações tornem-se mais harmoniosas e claras no segmento segurador: que os corretores “cuidem” de seus clientes, que busquem a criação em conjunto com os sindicatos da categoria e seguradoras de acessos através de ouvidorias e que capacitem seus funcionários. Isso resultaria no processo de educação ao consumidor, que para ele, é o melhor instrumento para dirimir problemas.

Lembrou ainda as principais recomendações que o Procon/RS faz aos consumidores em geral:

- Que verifiquem se o corretor está habilitado pela SUSEP (órgão fiscalizador do setor) para atuar no mercado;

- Que consultem o Procon/RS para verificar, antes de contratar um seguro, se não existem reclamações fundamentadas em relação àquela corretora ou seguradora;

- Que solicitem cópia da proposta do seguro para, tendo dúvidas, consultar pessoalmente os técnicos do Procon/RS;

- E que o corretor de seguros é obrigado a esclarecer todas as dúvidas do consumidor de forma clara.

Revisão e edição: Renata Appel
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.