A tradição está impregnada na família, nos processos e na tecnologia utilizada pela Vinícola Miolo para elaborar um dos melhores vinhos e espumantes do Brasil. A empresa desenvolveu um sólido planejamento estratégico para os próximos 10 anos. O plano norteia a conquista de uma posição de referência entre os melhores vinhos internacionais. Uma das ações previstas é a consultoria de
winemaker, como já acontece com a contratação de Michel Rolland, um dos mais brilhantes enólogos do mundo. Ele fornecerá a base tecnológica ao desenvolvimento dos vinhos elaborados nas três regiões: Vale dos Vinhedos, na Serra gaúcha; Vale do São Francisco, no nordeste do País; e Estância Fortaleza do Seival, na Campanha do Rio Grande do Sul.
A história da Vinícola Miolo, com vinhos premiados em vários lugares do mundo, confunde-se com a da própria família, que chegou à Serra gaúcha, há mais de 100 anos. Em 1897, o patriarca Giuseppe, a mulher e filhos plantavam as primeiras cepas de uvas, que ainda hoje se encontram entre os parreirais da empresa.
Hoje, são os netos e bisnetos do patriarca Giuseppe que estão à frente dos negócios. Na propriedade da família, nas encostas do Vale dos Vinhedos, ainda podem ser vistas as primeiras videiras e a cantina original, hoje transformada em uma simpática osteria.
Há pouco mais de um ano foi inaugurado o novo varejo, que proporciona maior conforto aos visitantes. O espaço amplo e climatizado oferece exposição permanente de todos os produtos da Vinícola, artesanato e souvenires, além de um ambiente exclusivo para degustação. A loja possui dependências especiais para deficientes físicos. No mesmo prédio, foi inaugurada recentemente a Escola do Vinho, com sala especial para degustação.
A Miolo emprega tradição e alta tecnologia para produzir seus vinhos e espumantes (método champenoise), com o suporte de um rigoroso programa de qualidade. São 400 hectares cobertos com mudas de cepas nobres, importadas da Itália, França e África do Sul.
A cantina é ampla e moderna. A tecnologia de vinificação está entre as melhores disponíveis no mundo. Os vinhos são envelhecidos em barris de carvalho importados de Missouri (USA) e, depois de engarrafados, são vedados exclusivamente com rolhas de cortiça proveniente de Portugal. A Miolo começou a exportar as linhas de produtos para o mercado americano através de uma empresa sediada na Flórida.
À mesa, os melhores lançamentos
As novas safras dos tradicionais vinhos Reserva Miolo Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay chegam ao mercado. Eles vêm com o selo de indicação de procedência concedido pela Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) aos melhores vinhos elaborados na região.
Terroir com sotaque baiano
Primeira empresa gaúcha a investir no Vale do São Francisco, a Vinícola Miolo deu partida a seu projeto de ampliação dos vinhedos e da cantina na Fazenda Ouro Verde, no município de Casa Nova, Bahia, em parceria com a Vinícola Lovara.
A solenidade, realizada no final de outubro de 2003, contou com a participação do Governador da Bahia, Paulo Souto. Em seu discurso, salientou que a chegada da vinicultura ao Estado é muito bem-vinda: "Estamos propiciando a geração de empregos, tanto na agricultura, como na indústria, com a união entre o plantio de uvas e a elaboração de vinhos".
A Vinícola Miolo aumentará a elaboração dos vinhos Terranova, que exprimem o verdadeiro
terroir do Nordeste brasileiro: Shiraz e Cabernet Sauvignon/Shiraz (tintos), Muskadel (branco), Late Harvest (sobremesa) e o Moscatel Espumante, principal produto. A marca Terranova tem características de vinhos do novo mundo, permitindo ao Brasil elaborar produtos diferenciados para conquistar o mercado mundial.
Americanos e canadenses descobrem os vinhos Miolo
Uma forte estratégia para tornar o vinho Miolo conhecido no Exterior está sendo efetivada. Atualmente, estão sendo exportados para vários países europeus, 12 estados americanos e províncias de Ontário e Quebec, no Canadá.
Em uma iniciativa inédita, a Vinícola Miolo, em parceria com a TAM Transportes Aéreos, proporcionou a visita de 17 importadores norte-americanos ao Vale dos Vinhedos, onde conheceram a empresa.
"O grupo não conhecia o Brasil e descobriu, encantado, a Serra Gaúcha. Com certeza, eles se transformaram nos mais novos propagandistas dos vinhos brasileiros", garante o Gerente de Marketing e Exportações da Miolo, Carlos Eduardo Nogueira. Até o final do ano, os embarques para os Estados Unidos deverão chegar a dez contêineres (75 mil garrafas), quantidade superior à previsão inicial de oito contêineres.
Mais informações: fone (54) 459-1085.
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Programação Especial do Festival da Colheita
Quartas-feiras e sábados: exposição de aquarelas do artista plástico Orlikowski. Visita técnica guiada por enólogo com degustação de vinhos especiais – valor: R$ 10.
Revisão e edição: Renata Appel