Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Vá de carona: é mais prático, mais seguro e ecologicamente correto

29/09/2008 - Bebê Baumgarten/ BD Divulgação

O mundo todo começa a se preocupar com questões como aquecimento global, poluição nas grandes cidades, fluxo demasiado de carros nas ruas, economia de combustível, desperdício de energia e outros assuntos ligados à ecologia e cuidados com o meio ambiente. Estão em pauta as medidas que devemos tomar para minimizar os prejuízos da poluição e do aquecimento global. É nesse espírito que, o que já é tradição nos Estados Unidos, agora se torna freqüente entre os jovens do Brasil: utilizar o carro de forma mais econômica e democrática, formando grupos de “carona”.

A idéia de criar o site www.querocarona.com em Porto Alegre partiu de Rodrigo Castro, 24 anos, estudante de Comunicação Social, com o objetivo de facilitar a vida de estudantes que vão para a mesma faculdade ou escola, funcionários que trabalham na mesma empresa ou em empresas próximas e até mesmo para quem quer ir para a mesma balada, shows, teatros, cinemas. Formando grupos e utilizando o mesmo carro, agem com consciência, minimizam os efeitos do carbono na atmosfera e ainda por cima criam uma rede bacana de relacionamentos. A longo prazo, a iniciativa diminuirá o fluxo de automóveis nas grandes cidades, aliviando o trânsito e os pulmões de muita gente. E agora, com a nova lei de tolerância zero para o álcool no volante, mais um benefício: podem organizar grupos de carona onde um dos participantes sempre esteja sóbrio e possa dirigir com prudência e de acordo com a lei. Isso sem falar nas viagens para toda e qualquer distância dentro do País, que poderão ser mais baratas e mais divertidas.

O estudante Rodrigo Castro tinha dificuldade em conseguir carona todos os dias para ir até a faculdade que fica em São Leopoldo, e foi aí que surgiu a idéia de montar um site para a troca de informações sobre caronas. Para fazer parte dessa comunidade, basta se cadastrar no site www.querocarona.com e preencher o passaporte virtual. A partir daí, será criada uma página pessoal, onde o usuário escolhe se quer oferecer ou pedir carona. Quando alguma pessoa estiver interessada, uma mensagem será enviada para o seu e-mail.

O legal de tudo isso é que após a carona, tanto o indivíduo que ofereceu quanto o que pediu, faz uma qualificação (negativa, positiva ou neutra) para o outro e um depoimento justificando a avaliação. O sistema faz uma média entre as qualificações totais recebidas pelos membros, exibida no passaporte virtual do usuário. Os dados dos usuários são confirmados por telefone para garantir uma maior veracidade das informações emitidas, tornando a iniciativa segura.

Conheça: www.querocarona.com

Revisão e edição: Emily Canto Nunes
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.