Uma recente pesquisa divulgada pelo Instituto de Marketing Industrial (Iemi) aponta que 87% das compras são motivadas pelas vitrines. Sendo uma forma de exposição, as embalagens mostram-se fundamentais para "fisgar" o consumidor no ato da compra.
"O ponto de venda funciona como uma vitrine e as embalagens como anúncios gratuitos", aponta o designer Ludger Tamaoki, do estúdio Brainbox Design Estratégico. Segundo o designer, o investimento em embalagens no Brasil está crescendo e a disputa pelo consumidor fica cada vez mais acirrada, sendo assim, o design atua como um importante diferenciador.
Recentemente, o estúdio criou o novo conceito da marca Verde Vivo, que comercializa aromatizadores de ambiente, águas perfumadas e loções hidratantes, e utilizou as embalagens para transmitir ao público a novidade. "Com novidades no padrão gráfico, a embalagens possuem displays ideais para os pontos de venda, que atraem a atenção do consumidor", afirmou Ludger.
O estúdio Brainbox Design Estratégico, comandado por Ludger Tamaoki e Zé Henrique Rodrigues, apresenta o conceito de aliar o design gráfico com estratégias de negócios. Com menos de um ano de existência, a Brainbox Design já conta com 2 importantes prêmios na criação de embalagens: através do projeto do aromatizador de ambientes da Amazônia Natural, recebeu 1° lugar na categoria higiene e limpeza na premiação anual da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), e com o Estojo de Presentes da Amazônia Natural, foi selecionado para o 5º Anuário do Clube de Criação do Paraná e vencedor do Prêmio de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho.