Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


TelComp: Impacto das novas regras de Telecomunicações para consumidores

29/09/2008 - S2 Comunicação Integrada

O futuro do setor das Telecomunicações no País será discutido na próxima 3ª feira, dia 30/09, em São Paulo (Bourbon Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 2927). Especialistas tratarão do papel dos órgãos governamentais e da defesa dos interesses de usuários em um cenário no qual alterações no marco regulatório podem alavancar a concorrência no mercado de telefonia.

A reforma do setor foi feita há mais de 10 anos. Entretanto, nem todas as vantagens e benefícios aos consumidores foram implementadas. Estudo da Pezco Consultoria, encomendado pela TelComp em julho, aborda os impactos da formação da BrOi e aponta que, nesta década, o item Comunicações do IPCA no País subiu 12,2% em relação aos demais preços, enquanto índices similares nos Estados Unidos e União Européia revelaram queda de mais de 30% no mesmo período. Na União Européia, o preço das chamadas telefônicas também caiu 74%. Tais evidências sugerem que, no Brasil, a competição não é efetiva.

Outro dado importante é que operações como a fusão de grandes empresas, além de gerarem concentração do mercado, podem acarretar problemas como o apagão da internet ocorrido em São Paulo em junho deste ano. Neste caso, a concessionária local é a única prestadora de banda larga em grande parte da região.

Para Luis Cuza, Presidente executivo da Associação, o setor de telecomunicações brasileiro enfrenta um momento decisivo. As mudanças nas regras vigentes podem acarretar, ou não, a queda dos preços dos serviços ofertados, garantir opções, proteger consumidores de tarifas abusivas, preservar o bem-estar dos usuários e atrair novos investimentos. Cuza afirma que o papel de agências reguladoras e antitruste é essencial nesse processo de transformação. "É necessário garantir a independência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em questões de forte pressão política e econômica como em operações como a da BrOi. Os órgãos governamentais precisam de transparência para informar a população sobre a importância da separação funcional, que permite a chegada de outros prestadores de serviços na residência do consumidores".

O Seminário Internacional: Concorrência & Concentração colocará em pauta os seguintes temas: “Desafio da Agência Reguladora num ambiente dinâmico e convergente em defesa do bem-estar”; “Papel das Agências Antitruste nos serviços públicos – Telecomunicações” ; “Atualização do Marco Regulatório de Telecomunicações: Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil (PGR) e Plano Geral de outorgas (PGO)”.

Para mais informações acesse o site: http://www.telcomp.org.br/seminario2008ou ligue (11) 5533-7373.

Revisão e edição: Emily Canto Nunes
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.