Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Brasil é o maior produtor e o 2º maior consumidor de café do mundo

28/02/2008 - V2 Comunicação

O Brasil é o maior produtor e o 2º maior consumidor de café no mundo. A produção brasileira de café cresceu 10% ao ano enquanto nos outros países apenas 1,5 %.

O café expresso vem conquistando o consumidor brasileiro pelo sabor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), existem 2 mil marcas de café no Brasil, sendo que 10% delas são de café expresso.

Uma das empresas que se destaca no setor cafeeiro brasileiro é a torrefação Café Terra Brasil, que desenvolve blends para café expresso e detém aproximandamente 1% do mercado de cafés expressos no país.

O Café Terra Brasil, fundado e dirigido pela empresária paulistana Mônica Leonardi trabalha para oferecer as cafeterias, restaurantes e panificadoras, um produto de extrema qualidade e identidade própria. Esse resultado começa na seleção dos grãos e torrefação, embalagem, nas máquinas utilizadas para o preparo do expresso, no treinamento de pessoal especializado, na manutenção das máquinas de café, cursos para barista, até o café chegar na xícara de espresso servido ao consumidor.

O caminho para o crescimento do mercado e aumento da renda dos produtores e cafeterias está na produção, seleção e comercialização de cafés de qualidade. Esse é o trabalho desenvolvido, com sucesso, pelo Café Terra Brasil e que resulta em produtos com sabor, corpo e aroma diferenciados. Esses cafés são apreciados por um número cada vez maior de consumidores que não querem simplesmente tomar um cafezinho.

Como apreciadora e entusiasta do café, Mônica Leonardi tem uma supreendente trajetória de sucesso em um mercado dominado pelos homens.

Dedicação diária, perseverança e visão de mercado fizeram com que a então estudante de química passasse a comercializar a produção de café da fazenda de uma amiga e, em pouco tempo, começasse a desenvolver e criar blends para café expresso de sua própria marca.

Mônica faz questão que seus produtos possuam fórmulas exclusivas e sofisticação no aroma e no sabor do café. Ela acompanha todo o processo de produção pessoalmente mantendo a qualidade de seu produto. As receitas são guardadas a 7 chaves para que não haja nenhum produto como o do Café Terra Brasil no mercado.

Inovadora, a alquimista não fica parada. Viaja pelas regiões cafeeiras do Brasil pesquisando os grãos de melhor qualidade para desenvolvimento de novos blends. No fundo de seu escritório, em São Paulo, existe um pequeno laboratório onde a empresária passa horas testando novas combinações de grãos.

No final de agosto de 2006, Mônica participou do II Congresso Internacional de Café, realizado em Belo Horizonte. A empresária dividiu a bancada com representanates da Organização Internacional do Café (OIC), do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, da Embrapa Café, da Rede Ofner e com o Consultor Ensei Uejo Neto, do Specialty Coffees Bureau.

Hoje o Café Terra Brasil é servido em mais de 700 pontos de venda em todo o país. Mônica Leonardi comemora a consolidação de sua marca no mercado com o título, inédito para uma brasileira, de “SCAA Cupping Judge”, que a credencia como juiza internacional em concursos de café. Realizado pelo SCAA (sigla para Associação Americana de Cafés Especias), o concurso que deu o título de juíza à empresária aconteceu entre julho e agosto de 2005 com 10 experientes classificadores ligados à entidades do Café do Cerrado.

O Café Terra Brasil foi convidado para receber, em nome do Conselho Gestor da ABIC, uma homenagem especial durante a 15ª edição do Encafé – Encontro Nacional da Indústria de Café, o maior e o mais tradicional evento do setor cafeeiro. O evento foi realizado em 14 a 18 /11 no Enotel, em Porto de Galinhas (PE). A premiação foi dada pelo excelente desempenho da empresa no PQC – Programa de Qualidade do Café, conforme atestado pelo Instituto Totum. Foram 10 categorias e uma das empresas que se destacou foi o Café Terra Brasil, que levou o prêmio de “empresa com mais produtos na categoria Gourmet”.

Blends desenvolvidos e comercializados pelo Café Terra Brasil

Miscela Emme – Desenvolvido para o paladar brasileiro. É um blend com sabor suave de caramelo, acentuada doçura e acidez, com um notável equilibrio.

Miscela Oro – Desenvolvido para paladar europeu. É um blend encorpado, com delicada acidez, achocolatado e uma finalização longa para um paladar com requinte.

E de origem controlada

Café do Cerrado – Produzido em uma altitude de 1000m, a partir da varietal Catuaí Amarelo, uma das mais nobres da espécie arábica. Preparado pela via Natural, com os grãos secos em sua casca, apresenta notas aromáticas florais adocicadas com fundo de amêndoas. É uma bebida encorpada e adocicada, com sofisticada combinação de notas de caramelo e dark chocolate e uma presença citrica de limão.

Chapadão de Ferro – Cultivado em uma micro-região do Cerrado Mineiro de solo vulcânico, a uma altitude de 1.250m e com tecnologia de produção que usa elementos naturais. O resultado é um café de intenso aroma de ervas e dark chocolate. Seu sabor apresenta intenso achocolatado, com boa presença cítrica, e uma inusitada finalização como maracujá.

Matas de Minas – Cultivado em região próxima ao Pico da Bandeira, na serra de Caparaó, com clima ameno típico de altitude, entre 800 a 1000m. Utilizando-se de variedades nobres, esses cafés produzem uma bebida que apresenta notas aromáticas principais herbais como capim-limão, sabor adocicado, bom corpo com presença de notas delicadamente cítricas e toque de rapadura.

Revisão e edição: Emily Canto Nunes
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.