Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Famurs apóia mudança na constituição para regulamentar as feiras itinerantes

31/01/2008 - Imprensa Federação das CDLs do RS

Os lojistas gaúchos deram um passo importante nesta 3ª-feira visando à regulamentação das feiras itinerantes, realizadas em praticamente todo o Estado. O Presidente da Federação das CDLs, Vitor Augusto Koch, e o Presidente da CDL de Passo Fundo, Volmir Danielli, se reuniram com o Presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), Flávio Luiz Lammel, para discutir uma nova legislação para as feiras. A sugestão, trazida pela CDL de Passo Fundo, é alterar o Artigo 13 da Constituição Estadual, que trata das competências dos municípios. O Inciso 2 diz que os municípios são responsáveis pelo estabelecimento de dias e horários de funcionamento do comércio. Segundo o assessor jurídico da CDL de Passo Fundo, Fernando Scortegagna, a intenção é dar uma nova redação neste ponto da Constituição, estabelecendo que os municípios regulamentem também o funcionamento das feiras itinerantes.

O Presidente da FCDL-RS, Vitor Koch, disse que essa alteração é fundamental, tendo em vista os prejuízos que as feiras causam ao comércio formal. “As feiras itinerantes vendem produtos de procedência duvidosa, não dão garantia aos compradores, não pagam impostos, não têm custos e nenhum compromisso com a população”, ressaltou, lembrando que isso tudo caracteriza concorrência desleal. O Presidente da Famurs manifestou total apoio ao intento dos líderes lojistas, colocando imediatamente a área jurídica da entidade à disposição. “Mudar esse aspecto da lei dará mais liberdade aos municípios”, afirmou Lammel.

Ficou acertado que as assessorias jurídicas da FCDL-RS, Famurs, CDL de Passo Fundo e União dos Vereadores do RS vão se reunir para apresentar até o final/02 um projeto de emenda constitucional, que será entregue na Assembléia para análise e votação pelos deputados.

Também estiveram presentes no encontro de hoje o Vice-Presidente da FCDL-RS, Fernando Luis Palaoro, Assessor Jurídico da FCDL-RS, Rony Pillar Cavalli, Gerente Executivo Leonardo Neira, Diretor Executivo da CDL de Passo Fundo, Onis Casagrande, Coordenador Geral da Famurs, Glei Menezes, e a Assessora Jurídica da entidade, Margere Rosa de Oliveira.

O que são feiras itinerantes? As feiras itinerantes acontecem em praticamente todo o Estado com o objetivo de vender produtos artesanais, visando à geração de emprego e renda. Porém, há vários anos se descaracterizaram, passando a vender também produtos industrializados, como roupas, calçados, eletrônicos, CDs, DVDs e vários outros. Isso invade o espaço do comércio formalmente estabelecido, prejudicando as vendas, causando desemprego e diminuindo a arrecadação de impostos.

Revisão e edição: Emily Canto Nunes
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.