Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Serra do Cipó: natureza plena pertinho de Belo Horizonte

29/10/2007 - Assimptur

Orquídeas, quaresmeiras, copaíbas, bromélias e cactos denunciam a origem do cerrado mineiro situado a apenas 100 km de Belo Horizonte. Trata-se da Serra do Cipó, região absolutamente importante para a preservação de espécies raras e em extinção no mundo. Por isso, foram criadas as reservas do Parque Nacional da Serra do Cipó (Parna Cipó) e a Área de Proteção (APA) Morro da Pedreira, que dividem as águas dos rios São Francisco e rio Doce. Grutas e cavernas guardam inscrições rupestres de tribos primitivas que acreditavam no poder sobrenatural do desenho. O acervo de figuras entalhadas nas rochas de 1,7 bilhões de anos é como um museu natural que remonta aos primeiros habitantes do planeta Terra.

Bandeirantes e tropeiros também deixaram suas marcas ao buscar ouro e metais preciosos pelas mediações, enquanto escravos abriam o que hoje é a trilha que conduz ao topo da cachoeira do Véu da Noiva. Formadas livremente pelo relevo acidentado, as cachoeiras e corredeiras invadem as quebradas onde olhos ligeiros podem mirar sagüis, lontras, jaguatiricas, tamanduás, lobos, veados, entre outros animais selvagens. Práticas como trekking, canyoning, rapel, escaladas, cavalgadas e montain bike são alguns atrativos, além dos banhos refrescantes nas quedas d’água, como a cachoeira da Farofa, cachoeira das Braúnas e aquelas que são propícias para fazer rapel, como as mais violentas Véu da Noiva, Usina e a cachoeira Congonhas, ideal para iniciantes.

A maioria dos passeios é guiada para garantir segurança e tranqüilidade, como o roteiro do Travessão, penhasco estrondoso que divide as bacias do rio Doce e rio São Francisco. Com duração de 1 dia, é dividido em 17 km de off-road e 12 de caminhada por afloramentos rochosos com pinturas rupestres, animais selvagens, samambaias de altitude, uma cachoeira, nascentes e vistas monumentais. Outro passeio indispensável é a rota da Capivara, região de campos rupestres onde afloram milhares de espécies de orquídeas e sempre vivas, além de abrigar a maior cachoeira e o maior poço da Serra do Cipó, passeio que também dura 1 dia inteiro. Na seqüência, é necessário trilhar para ver a estátua do Juquinha, andarilho que entregava flores a todos que passavam e que hoje faz parte das lendas do Cipó. Construída num platô que oferece linda vista panorâmica, a construção tem 3 m de altura e está perto das velósias gigantes. Consideradas fósseis vivas, essas plantas chegam a até 6 m de altura, sendo que a cada século cresce um metro. Diversas flores colorem a região.

Depois das longas caminhadas, o melhor é relaxar e se alimentar com qualidade, tomando uma cachacinha mineira sob as estrelas, que parecem estar muito mais perto do que em qualquer outro lugar. A gastronomia mineira é famosa, e o destaque fica por conta do feijão tropeiro e o tutu. Os restaurantes com música ao vivo são o Pátio Cipó, Panela de Pedra, Matuto Cipó e Petra’s. Além disso, há diversas festas regionais, como a Festa de Santa Terezinha, Lua Cheia no Terreiro e a Festa das Bruxas. Os municípios guardados pelo parque onde se encontra a maioria das pousadas, restaurantes e serviços são:

Itambé do Mato Dentro, localizada a 121 km de BH, acesso pelas BR-381, MG-434, MG-129, BR-120 – o nome do município, surgido de um povoado do século XVII, deriva do termo indígena ita-aimbe, e quer dizer pedra afiada. É conhecido como a terra das águas, montanhas e pedras. Além disso, tem como destaque a Cachoeira do Lúcio, Cachoeira da Vitória e a Cachoeira do Encantado.

Jabuticatubas localizada, 64 km de BH, acesso pela MG-020 – além de abrigar 80% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, o município conta com outros atrativos naturais de importância, fauna e flora típicas constituídas por espécies endêmicas. A Embratur concedeu à localidade o selo de Município com Potencial Turístico. Na cidade e no distrito de São José da Serra, há várias cachoeiras e quedas-d’água ao longo do rio São José, entre elas: Cachoeira da Serra da Contagem, Lagoa Dourada e o Rio Bom Jardim.

Morro do Pilar, localizado a 151 km de BH, acesso pelas BR-381, MG-434, MG-129, BR-120, LMG, MG-232 – o município está preste a concluir a criação da APA do Picão, com mais de 7 mil ha de áreas de proteção aos atrativos naturais da região, em especial as cachoeiras da Lapinha, Cachoeira do Lajeado e a Cachoeira do Pica-Pau.

Santana do Riacho, localizada a 129 km de BH, acesso pela MG-010 – a localidade já chegou certa vez a ser suprimida do mapa quando foi incorporada ao território de Morro do Pilar, em 1836, e depois a Jabuticatubas, em 1938. Somente em 1962 foi elevada à categoria de município, com a denominação atual. É região com importantes atrativos naturais, como as cachoeiras da Usina, Cachoeira do Cornélio, lapas, grutas, rios e lagoas. Além dos atrativos que constam na APA Morro das Pedreiras, há vários recursos para o eco-turismo no local.

Atualmente, o IBAMA libera 300 pessoas por dia para visitar o Parque Nacional, sendo que ao entrar se paga R$ 3. É proibido visitar os atrativos sem a companhia de um condutor ambiental, exceto a cachoeira da Farofa e o Cânion das Bandeirinhas.Regras de preservação.

Para chegar, o principal acesso a partir da capital mineira é a Rodovia MG-10, depois de Lagoa Santa e Almeida. As principais companhias aéreas voam do Brasil inteiro para Belo Horizonte, e de lá saem cerca de 6 ônibus diários para a Serra do Cipó. Para chegar de carro até BH origem São Paulo é necessário pegar a Fernão Dias. Não há época ruim para visitar o Cipó. De dezembro e março, as cachoeiras e rios estão mais cheios; de maio a agosto, a temperatura é ideal.

Entre as diversas opções de hospedagem, destacam-se as seguintes pousadas: Canto das Águas, Cipó Veraneio Hotel, Estalagem da Serra, Fazenda Monjolos, Corumbé, Chão da Serra, Fazenda do Engenho, Varandas da Serra, Villa Verde, Recanto da Serra e Rancho do Cipó. Elas oferecem diárias de casal que variam de R$ 80 a 150, com café da manhã. Mais informações e reservas: (31) 3296-8193/3718-7000 e www.visiteaserradocipo.com.br.

Revisão e edição: Renata Appel
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.