Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Cinto pode ajudar a evitar acidentes de trânsito

27/04/2007 - SOS Estradas

Sempre que se fala na importância do uso do cinto de segurança, a ênfase é na sua importância para evitar lesões graves ou morte no caso de um acidente. Entretanto, o uso do cinto de segurança, por motorista e passageiros, pode ajudar a evitar um acidente.

Conforme lembra o Roberto Manzini, responsável pelo Centro de Pilotagem que leva seu nome, o cinto de segurança também faz parte da segurança ativa e não apenas passiva do veículo.

Para o piloto, o motorista tem que fazer parte do carro, com posicionamento ergonômico correto, e numa derrapagem ou manobra de emergência, o corpo pode se deslocar bruscamente, tirando as condições de dirigir com segurança. "Numa corrida de Fórmula 1, Rubens Barrichelo reclamou que não estava conseguindo dirigir porque um dos pontos, que segura o cinto de seis pontos, tinha se soltado."

Valdir Florenzo que é piloto, engenheiro mecânico e perito de acidentes, concorda e garante que seria impossível dirigir, na velocidade que os pilotos fazem atualmente, sem cinto de segurança.

Mas ele lembra também que o cinto de segurança deve ser usado por todos os ocupantes, já que, quando alguém não usa pode contribuir para que ocorra acidente. "Numa freada brusca, uma criança pode voar do banco de trás` e bater no
painel, pára-brisa ou até mesmo no motorista, tirando dele atenção ou condição de dirigir."

Numa curva fechada, qualquer pessoa percebe que o corpo quer ir para um lado e o veículo para outro. O cinto mantém o motorista preso ao banco e ajuda que continue dirigindo.

O Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto, acha que é preciso enfatizar a importância do cinto para evitar acidente, inclusive para os passageiros. O que irá estimular o uso do cinto.

No entender de Marcelo Ribeiro Cesar, Supervisor de Engenharia de Produto da TRW, uma das maiores fabricantes de itens de segurança passiva e ativa, da indústria automobilística, falta cultura de segurança no Brasil. "Tem gente que dá mais importância às rodas de liga leve do que ao freio abs."

Mas no entender de Ribeiro a situação está mudando. "Não ocorre no ritmo que gostaríamos, mas está melhorando." Ele lembra que, quando tivermos mais pessoas preocupadas com a segurança, os itens de segurança serão mais baratos, pois aumentará a demanda.

Revisão e edição: Emily Canto Nunes
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.