Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Escolha do sexo: importância científica ou dilema ético?

26/01/2007 - Eliana Camejo

Há quase 30 anos, com o nascimento do 1º bebê de proveta do mundo, casais com problemas de fertilidade podem recorrer a técnicas de fertilização assistida para realizar o sonho de ter um filho. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, mais de 6 mil tentativas de fertilização in vitro são feitas por ano, algumas delas usando recursos como o congelamento de óvulos, por exemplo. Mas até onde a ciência trabalha sem esbarrar em seus princípios éticos?

Uma das polêmicas relativas à reprodução é a escolha do sexo do bebê. Apesar de não haver uma proibição legal para essa prática no país, o Conselho Federal de Medicina não recomenda a chamada sexagem. “Esta polêmica é mais de ordem ética e religiosa do que propriamente científica, pois tecnicamente a ciência não tem mais problemas para poder realizá-la. Sabe-se, também, que essas técnicas não trazem complicações para os bebês, pois são absolutamente saudáveis”, explica o médico Nilo Frantz, especialista em reprodução humana. De acordo com ele, o emprego da sexagem é compreensível diante de famílias que já tenham dois ou mais filhos de um mesmo sexo e buscam uma nova gravidez com um sexo diferente. “No meu ver, eles buscam a harmonia amorosa da família, antes de tudo. Isso significa saúde, e não doença”, afirma.

Segundo Frantz, o Conselho Federal de Medicina só recomenda a sexagem no Brasil para casais portadores de doenças autossômicas recessivas que atingem o sexo masculino, como a hemofilia, a miodistrofia de Duchenne, além de outras. Nesses casos, a determinação do sexo é feita com a retirada de uma célula do pré-embrião, quando ele atinge o desenvolvimento de 8 células. Mediante a utilização de um micro-feixe de Laser, abre-se a camada externa, retirando-se um metâmero (célula). Esta é examinada sob o ponto de vista genético, determinando se a doença está presente ou não. Basta pesquisar a presença do cromossoma Y ou X para se saber o sexo do futuro bebê.

Revisão e edição: Renata Appel
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.