Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Sebrae/RS inaugura loja no Mercado Público

30/11/2006 - Uffizi

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) passa ter um privilegiado espaço em um Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre: o secular Mercado Público, localizado no Largo Glênio Peres. Na casa de comércio mais tradicional da capital gaúcha será possível adquirir produtos típicos do agronegócio do Estado com identificação geográfica e certificação de origem e outros com design inovador, valorizando a identidade regional. A administração das vendas está sob a responsabilidade da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc). Integram a iniciativa a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) e o Escritório Municipal de Turismo.

O prédio do Mercado Público de Porto Alegre é uma imponente construção em estilo neoclássico, datada de 1869. É um espaço múltiplo, onde os gaúchos freqüentam tradicionais restaurantes e compram artigos religiosos, especiarias importadas, hortigranjeiros, carnes e peixes. Também fazem parte da tradição do Mercado os sorvetes caseiros feitos com receitas intocadas por mais de meio século, o chope bem servido e as especialidades da culinária gaúcha. A loja do Sebrae/RS, de 100 m², está montada no 2º piso do Mercado Público, espaço mais do que ideal para apresentar os produtos turísticos e apto a receber visitantes, inclusive internacionais.

A qualificação e o desenvolvimento sustentável do artesanato no Rio Grande do Sul, atividade que tem muito de sua performance relacionada ao turismo, terá balcão próprio na loja. Dos projetos do Sebrae/RS e seus parceiros para este setor serão comercializados no Mercado Público a produção dos grupos Lã Pura, Favos do Sul, Mão Gaúcha e Crocheteiras da Costa Doce. O 1º reúne 120 artesãs de 4 municípios da fronteira oeste gaúcha: São Borja, Uruguaiana, São Gabriel e Santana do Livramento. Elas trabalham peças em lã tingidas com pigmentos naturais. O projeto tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural local (Emater/RS). Já o 2º grupo, Favos do Sul, inspirou-se na bombacha com laterais de favos de abelha – um trabalho de pregas feitas no tecido que combina as técnicas de costura e bordado e forma desenhos semelhantes ao traçado geométrico das colméias – para a confecção de suas peças: bolsas, almofadas, colchas, entre outros. “A abertura dessa loja no Mercado Público constitui uma oportunidade imperdível de trazer para a Capital os produtos artesanais do interior do Estado e concretiza o sonho de muitos empreendedores de acesso a novos clientes”, afirma a Diretora de Operações Sebrae/RS, Susana Kakuta. Complementam o balcão do setor as Crocheteiras da Costa Doce, de parte dos municípios da região sul do Estado, e a marca Mão Gaúcha, da Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul Ltda. (Cooparigs).

No local, também está disponível a comercialização da marca “Móveis do Pampa Gaúcho”, que reúne 16 empresas moveleiras de Bagé e oferece artigos inspirados na estética das estâncias da Região da Campanha. A linha é composta por 48 produtos que foram desenvolvidos por uma equipe de designers do Senai-Cetemo. A marca promocional Alambiques Gaúchos, que reúne os melhores rótulos desse tipo de bebida no Rio Grande do Sul, também terá seu espaço de vendas reservado na loja do Sebrae/RS. A bebida produzida no Estado é reconhecida por sua qualidade e vem conquistando diversos mercados, inclusive, internacionais. Para isso, conta com matéria-prima de qualidade, favorecida pelas condições climáticas no Rio Grande do Sul, especialmente o inverno, e a excelência dos processos utilizados na elaboração. “Com o passar do tempo, os consumidores encontrarão novos produtos do agronegócio”, adianta Susana. Uma das novidades que serão incorporadas será o vinho gaúcho do Vale dos Vinhedos, o primeiro com indicação de procedência do Brasil.

A loja é o 4º ponto de atendimento do Sebrae/RS em Porto Alegre. Terá um espaço institucional onde será possível realizar inscrições para eventos, obter informações e orientações para abertura e gerenciamento de negócios. “Queremos estar mais perto de nossa clientela. Na loja, ofereceremos aos já consolidados e aos futuros empreendedores o mesmo mix de soluções que pode ser encontrado em qualquer outra unidade de atendimento do Sebrae/RS”, finaliza a Diretora de Operações.

Revisão e edição: Renata Appel
 
 

Últimas Novidades

Inscrições abertas para o II Fórum de Alimentos: As Relações de Consumo e a Segurança Alimentar na Vigilância Sanitária

Fórum AGAS Internacional recebe nomes do varejo mundial

Livraria Cultura de Porto Alegre com programação intensa

Diretor da Brasil Telecom – Filial RS, Marco Antônio Gomes Alves, faz aniversário

Atrativos turísticos gaúchos serão apresentados em um típico galpão crioulo durante a ABAV no Rio de Janeiro


Outras publicações
 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.