Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Comentarista: Cláudio Boriola
Problemas financeiros acabam com o dia de qualquer um

Em qualquer cidade, de qualquer estado do nosso país, amanhece mais um dia. Ensolarado, promete ser uma ótima oportunidade para se acordar bem, trabalhar de bom humor ou então ficar em casa cuidando dos filhos até a noite cair e todos voltarem para a cama, terem uma ótima noite de sono e ficarem bem dispostos para enfrentar o dia seguinte. Muitos motivos podem acabar com um dia quase perfeito, como esse idealizado. Entre eles, a lembrança de um cheque emitido e a incerteza de que o saldo na conta será suficiente para cobri-lo. Ou então notar que a conta já está no vermelho, quase ultrapassando o limite, e que os juros que serão cobrados depois serão mais altos do que o imaginado. Dívidas também acabam com o dia de qualquer um. Inclusive, atualmente está cada vez mais difícil achar alguém que possa dizer de boca cheia: “não devo nada para ninguém!”. Dívidas se alastram como ervas daninhas, estragando o dia e tirando o sono de muita gente. Daí para uma crise de estresse é um pulo!

O estresse é uma doença que pode atingir desde crianças até idosos, mas tem como uma das maiores causas os problemas financeiros. Numa crise de estresse, o corpo desencadeia uma série de reações químicas que liberam hormônios, principalmente a adrenalina, que causa um estado de alerta no organismo e provoca taquicardia e suor frio. A qualidade de vida de um estressado cai rapidamente, dificultado seu relacionamento pessoal e seu desempenho no trabalho. Estatísticas mostram que faltas e atrasos de funcionários desestimulados e estressados dão mais prejuízo a uma empresa do que uma eventual greve. Uma crise de estresse não identificada, e conseqüentemente mal tratada, pode levar à situação extrema do suicídio, que vem quando a desesperança e os problemas dominam a imaginação e deixam o doente de mãos atadas, completamente sem ação e sem raciocínio. Com essa reação em cadeia, o doente perde toda a capacidade de tentar contornar a situação, e caso não haja uma estrutura familiar muito sólida, o pior pode acontecer.

Durante uma crise de estresse, o devedor se encontra no ápice da sua fragilidade. E é aí que os oportunistas agem. Agiotas prometem acabar com todas as dívidas. Realmente acabam, mas criam outras que crescem vertiginosamente e parecem não ter fim. Charlatões de todos os tipos se aproveitam do momento com “oportunidades imperdíveis” e acabam afundando ainda mais a pessoa em dívidas que, no mínimo, duplicam o valor da dívida inicial. É bom tomar cuidado também com esses e-mails que circulam pela rede prometendo dinheiro fácil, com ganhos enriquecedores. Pode até haver um ou outro que seja verdadeiro, mas não é nada seguro arriscar.

Por todos esses motivos é muito importante buscar ajuda. Para resolver o problema do estresse busque o apoio de um profissional. É muito importante não utilizar qualquer tipo de medicação tranqüilizante sem a solicitação de um médico. Para os problemas financeiros é preciso fazer toda a reestruturação econômica (renda mensal, gastos fixos, etc.), verificar o valor total das dívidas e relacioná-las por ordem de importância. Com todas essas informações em mãos é preciso partir para a negociação com os credores, listando prazos e valores fixos para os pagamentos. O estresse e a depressão não são doenças exclusivas de quem não tem dinheiro. Muitas pessoas consideradas ricas também sofrem desses males por levarem uma vida atribulada. O segredo é manter uma vida regrada, freqüentando ambientes saudáveis e não se deixando levar pela correria do dia-a-dia. Durante o exercício de sua função talvez seja necessário impor um ritmo mais apressado, mas nas horas de folga procure fugir dessa rotina e pratique atividades recreativas. A sua saúde, sua mente e seu bolso agradecem.

Revisão e edição: Renata Appel


Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor. Autor do livro Paz, Saúde e Crédito – Editora Mundial e do Projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira nas Escolas".  
e-mail do autor: claudioboriola@boriola.com.br
 
 

Nossos comentaristas:
1. Adeli Sell
2. Aldemir Spohr
3. Alexandra Periscinoto
4. Alexandre Appel
5. Alexandre Diamante
6. Alvaro Trevisioli
7. Ana Cláudia Guimarães e Souza de Miguel
8. Ana Paula Simone de Oliveira Souza
9. Ana Rique
10. Andrea Cristina Sakata
11. Andrea Mente
12. Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero
13. Augusto Paes Barreto
14. Benny Spiewak
15. Carlos Alberto Pescada
16. Carlos Eduardo Dantas
17. Carolina Memran Schreier
18. Chan Wook Min
19. Cláudia Domingues
20. Claudia Yamana
21. Cláudio Boriola
22. Conceição Clemente
23. Dalmir Sant Anna
24. Daniel Maranhão
25. Daniella Augusto Montagnolli Thomaz
26. Diego Lopes
27. Domingos Sávio Zainaghi
28. Eduardo de Oliveira Gouvêa
29. Emerson Kapaz
30. Eric Jean Peleias
31. Eric Slywitch
32. Eunice Casagrande
33. Fabiano Carvalho
34. Fábio Alexandre Lunardini
35. Fábio Lopes
36. Fernando Quércia
37. Gabriel Aidar Abouchar
38. Gilson Rasador
39. Giselle Ferreira de Araújo
40. Gislaine Barbosa de Toledo
41. Greyce Lousana
42. Grijalbo Fernandes Coutinho
43. Guilherme Iglesias
44. Hugo Cavalcanti Melo Filho
45. Istvan Kasznar
46. Joandre Antonio Ferraz
47. João Felipe Consentino
48. Jordão de Gouveia
49. José Arthur Assunção
50. José Eduardo Ribeiro Lima
51. Juliana Girardelli Vilela
52. Leôncio de Arruda
53. Lúcia Farias
54. Luciane Varela
55. Luciano Athayde
56. Luiz Fernando Lucas
57. Luiz Fernando Mussolini Junior
58. Luiz Renato Roble
59. Luiz Riccetto Neto
60. Marcelo Amorim
61. Márcia Trevisioli
62. Marco Antonio Sabino
63. Marcos Antonio Ribeiro
64. Maria Elisabeth de Menezes Corigliano
65. Maria Inês Arruda de Três Rios
66. Maria Lucia Benhame
67. Marilice Costi
68. Mario Ernesto Humberg
69. Mônica Cilene Anastácio
70. Mônica Miranda Franco Vilela
71. Natali Araujo dos Santos Marques
72. Newton Eduardo Busso
73. Paulo Antenor de Oliveira
74. Pedro Lessi
75. Pérsio Ferreira Rosa
76. Rafael Augusto Paes de Almeida
77. Rafael Motta e Correa
78. Rafaela Domingos Lirôa
79. Reginaldo Minaré
80. Régis Fernandes de Oliveira
81. Renata Appel
82. Roberto Monteiro
83. Rodnei Iazzetta
84. Rodrigo Barioni
85. Rodrigo Jacobina
86. Rodrigo Maitto da Silveira
87. Rosana Marques Neto
88. Rosely Lemos
89. Rubens Naves
90. Tom Coelho
91. Valdomiro Soares
92. Victor Polizzelli
93. Werner Kugelmeier
94. Ziara Abud

::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.