Palocci vai deixar saudade! O ministro responsável pela melhor política econômica das últimas décadas não resistiu a tantas denúncias. Culpado ou inocente, Palocci leva com ele todo um período de glória do governo Lula. Há muito não se via um profissional deste gabarito à frente do Ministério da Fazenda. Palocci não só comandou a economia com mãos de ferro, como passava uma enorme confiança aos investidores estrangeiros. Prova disso foram os recordes de baixa do risco Brasil durante sua gestão. Mas não acho que tudo esteja perdido não. Mesmo porque o trabalho de Palocci foi tão eficiente que não vai se perder assim tão facilmente. Mas é lamentável para o País perder um ministro como foi Antônio Palocci.
O novo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, já deixou claro que não vai mexer na estrutura deixada por Palocci. E não deve mesmo. Sua política econômica é sensata e se for mantida vai levar o País ao desenvolvimento sustentável, como já está acontecendo. Temos agora que acompanhar com atenção seu trabalho e esperar que ele cumpra a promessa. Mantega nunca escondeu sua insatisfação com o nível da taxa de juros brasileira. Mas agora que ele sabe do poder que as declarações de um ministro da Fazenda têm sobre o mercado, tratou logo de ir acalmando a todos. Disse que, mesmo com a queda dos juros, não vai permitir que a inflação volte. Espero que mantenha esta linha de raciocínio. Caso contrário, o Brasil pode desandar.
Não sei se Palocci é culpado pelas acusações que vem sofrendo. Mas seu trabalho na economia do País está acima de qualquer suspeita. E é desta forma que seu período no Governo vai ser lembrado: o período em que o Brasil passou a ser respeitado por sua política econômica responsável, em que o resto do mundo ficou sabendo que existia um Brasil além do samba e do futebol. E esse mérito ninguém tira de Antônio Palocci.
Revisão e edição: Renata Appel
Presidente do Sindicato das Financeiras dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) e Diretor da ASB Financeira
e-mail do autor:
jala@asb.com.br