Reconstrução mamária sem trauma
O tratamento para o câncer de mama é um dos mais agressivos para a feminilidade: os efeitos psicológicos afetam a sexualidade e a imagem da mulher. Raro acontecer antes dos 35 anos, mas, depois, a incidência é alta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele é a maior causa de morte nos países ocidentais, tanto nos subdesenvolvidos como nos desenvolvidos. Passar por uma mastectomia, que é a retirada do tecido mamário, é traumático. A quantidade de pele que se retira varia muito conforme o estágio da doença e localização o tumor.
Os sintomas para você diagnosticar se está ou não com a doença são os nódulos ou tumores nos seios, podendo ter dor ou não na região. Para saber se há pré-disposição para o câncer, faça sempre o exame de toque, além da mamografia anualmente.
A reconstrução mamária pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Chama-se reconstrução imediata, e a vantagem é que se passa apenas por uma operação e um período de recuperação. Também pode ser feita depois de semanas, meses ou até anos. Nesses casos, chama-se reconstrução tardia, e você poderá ter mais tempo para se informar sobre os tratamentos existentes. Durante a operação de mastectomia, normalmente o cirurgião remove a pele e o tecido mamário. Para que o implante possa ser colocado, é preciso expandir o tecido cutâneo, que pode ser o da barriga ou o das costas. Com o uso da prótese de Becker, em muitos casos isso não é necessário, porque ela mesma fará com que a pele existente se estenda.
MENTOR, A ÚNICA QUE UNE QUALIDADE, CONFIANÇA E SEGURANÇA
A Mentor líder de mercado em produtos médicos e implantes mamários, desenvolveu uma linha específica para auxiliar a mulher na reconstrução e beleza da mama. Em caso de mastectomia total, isto é, a retirada total da mama, é possível reconstituí-la, podendo ser feita de duas maneiras: uma com a própria gordura e tecido da paciente, (porém, depois de algum tempo, ela é reabsorvida em 80% dos casos); a outra, através de implantes mamários.
a) Reconstrução em duas etapas: feita no ato da cirurgia ou logo após. Coloca-se um expansor mamário temporário - Contour Profile Expansor (um implante mais elaborado, designado para obter melhor resultado anatômico, aproximando-se do perfil natural. Preenchida com um gel mais macio, esta prótese aproxima-se da consistência natural, além de ser texturizada, promovendo maior adesão aos tecidos) e durante algumas semanas ou meses ele é expandido, injetando-se solução salina. Quando atingir o estágio desejado, é substituído por algum dos modelos da linha Siltex, recebido em um segundo procedimento, este agora definitivo.
b) Reconstrução em uma única etapa: método revolucionário e moderno. O Expansor Becker é colocado após a mastectomia e preenchido com solução salina durante algumas semanas ou meses. Após atingir o estágio desejado, retira-se o tubo de preenchimento e a porta de entrada se lacra automaticamente, ficando o implante no lugar. A vantagem deste sistema é que a paciente submete-se a uma única intervenção cirúrgica.
No caso da cliente optar por duas etapas, a Mentor conta com uma vasta gama de implantes mamários de diferentes tamanhos que vão de 100 cc a 800 cc, em quatro anatomias diferentes:
Perfil moderado - maior diâmetro e menor projeção;
Perfil alto - menor diâmetro e maior projeção;
Plus - perfil intermediário entre o moderado e o alto;
Contour Profile/Anatômica - o mais próxima da anatomia da mama da mulher. Desenvolvido para dar projeção moderada na parte inferior e reduzida na parte superior, promovendo resultado estético bem natural.
Todas são preenchidas com o gel desenvolvido pela própria empresa e revestidos com um exclusivo sistema de três camadas denominado Siltex, que consagrou mundialmente a Mentor em termos de qualidade, confiança e segurança. São 30 anos no mercado, que lhes deram a liderança conquistada em mais de 60 paises, a primeira a receber a qualidade CE e o OK do FDA para seus produtos, que só saem de suas fábricas após rigorosos testes de qualidade e durabilidade.
Revisão e edição: Renata Appel
Jornalista, Produtora, Editora, Repórter, Apresentadora, Webwriter e Tradutora.
e-mail do autor:
re.appel@terra.com.br
|