Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Comentarista: José Arthur Assunção
Um vice chamado José Alencar

Ele reclama, ele esperneia, ele até chateia. Lula deve pensar com os seus botões que feliz era Fernando Henrique: tinha em Marco Maciel o Vice dos sonhos. Mas, discordâncias à parte, é bem melhor para o Brasil ter um Vice-Presidente da República atuante. José Alencar representa o Brasil que produz. E, como representante do setor produtivo, ele precisa, sim, defender a queda dos juros.

No entanto, o próprio José Alencar deveria se preocupar um pouco mais com o teor de suas declarações. Parece-me que todos estão corretos: ele, Lula, o Ministro Palocci, o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e todos aqueles que defendem a manutenção ou a queda dos juros.

Cada um trabalha com um objetivo. E defendem seus objetivos. No entanto, a economia começa a entrar nos eixos. E tudo tem seu tempo. É hora de darmos um voto de confiança para a equipe econômica.

E quem acha que Lula gosta dos juros altos, com certeza, está muito enganado. E quem acha que alguém no Brasil gosta de juros altos também está enganado. Pensaria o leitor que as instituições financeiras estão rindo de orelha a orelha com o patamar tão elevado de juros. Mas não estão não. Se o setor financeiro der mais crédito a um custo mais baixo, terá inadimplência muito menor. E, como conseqüência, lucrará mais. Com isso, produzirá ativos muito mais saudáveis para o sistema financeiro.

Mas voltando ao tema que quero pôr em discussão - a função de um Vice-Presidente da República - é importante enfatizar que ele precisa ser atuante, mas, em hipótese alguma, pode desestabilizar o Governo. Não acho que tenha chegado a esse ponto ainda, mas José Alencar precisa ser mais comedido. Pode e deve falar, mas na medida certa.

José Alencar entrou na chapa de Lula trazendo junto o aval do setor produtivo. Sua presença foi fundamental para melhorar a imagem do petista junto aos empresários. É até por isso que Alencar se sente responsável pelas reclamações do setor. Existe coerência em seu discurso.

O problema é que o Vice-Presidente deve ter noção da importância de seu cargo. Quando as divergências do governo tornam-se públicas, o mercado se atiça. O debate deve ser travado internamente.

Quando foi eleito, Lula talvez não imaginasse que a questão dos juros fosse tomar tanto o seu tempo. É certo que o petista já havia se comprometido em baixar os juros. Mas a repercussão que a manutenção das taxas vem tendo parece pegar o Presidente de surpresa.

Lula está sendo bombardeado por todos os lados, mais ainda por integrantes do seu próprio partido. Há meses que parlamentares como João Batista Babá e Heloísa Helena não dão trégua em suas críticas. Mas o que ninguém esperava é que viesse uma avalanche de críticas do próprio Vice-Presidente da República.

Não existe como saber cirurgicamente qual seria a melhor taxa de juros para o momento. No entanto, manter inalterada a Selic mostra toda a firmeza e coerência da equipe econômica. A defesa da moeda é o objetivo número um. É claro que o País não pode entrar em recessão, mas não há desenvolvimento sustentável com inflação fora do controle. A inflação é o imposto mais cruel para o povo.

Tudo indica que, já na próxima reunião do Copom, as condições estarão muito mais propícias para que seja dado o ponto de partida para a queda dos juros. Mas não creio que o BC será forçado a nada. Se tiver que manter novamente a taxa ou mesmo aumentá-la, tenho certeza que fará. A independência do banco está posta acima de tudo. E é por isso que a confiança no País foi definitivamente restabelecida.

Estou certo de que Lula e Alencar chegarão a um consenso para o bem do Brasil. Formam uma grande dupla. Representam extremos da sociedade. Mas, mesmo assim, convergem em quase todos os pontos. A única divergência é na questão dos juros. Os dois querem que caiam, mas Alencar tem muito mais pressa. Por incrível que possa parecer, Lula está sendo bem menos radical. É hora de Alencar virar também paz e amor!

Revisão e edição: Renata Appel


Presidente do Sindicato das Financeiras dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) e Diretor da ASB Financeira  
e-mail do autor: jala@asb.com.br
 
 

Nossos comentaristas:
1. Adeli Sell
2. Aldemir Spohr
3. Alexandra Periscinoto
4. Alexandre Appel
5. Alexandre Diamante
6. Alvaro Trevisioli
7. Ana Cláudia Guimarães e Souza de Miguel
8. Ana Paula Simone de Oliveira Souza
9. Ana Rique
10. Andrea Cristina Sakata
11. Andrea Mente
12. Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero
13. Augusto Paes Barreto
14. Benny Spiewak
15. Carlos Alberto Pescada
16. Carlos Eduardo Dantas
17. Carolina Memran Schreier
18. Chan Wook Min
19. Cláudia Domingues
20. Claudia Yamana
21. Cláudio Boriola
22. Conceição Clemente
23. Dalmir Sant Anna
24. Daniel Maranhão
25. Daniella Augusto Montagnolli Thomaz
26. Diego Lopes
27. Domingos Sávio Zainaghi
28. Eduardo de Oliveira Gouvêa
29. Emerson Kapaz
30. Eric Jean Peleias
31. Eric Slywitch
32. Eunice Casagrande
33. Fabiano Carvalho
34. Fábio Alexandre Lunardini
35. Fábio Lopes
36. Fernando Quércia
37. Gabriel Aidar Abouchar
38. Gilson Rasador
39. Giselle Ferreira de Araújo
40. Gislaine Barbosa de Toledo
41. Greyce Lousana
42. Grijalbo Fernandes Coutinho
43. Guilherme Iglesias
44. Hugo Cavalcanti Melo Filho
45. Istvan Kasznar
46. Joandre Antonio Ferraz
47. João Felipe Consentino
48. Jordão de Gouveia
49. José Arthur Assunção
50. José Eduardo Ribeiro Lima
51. Juliana Girardelli Vilela
52. Leôncio de Arruda
53. Lúcia Farias
54. Luciane Varela
55. Luciano Athayde
56. Luiz Fernando Lucas
57. Luiz Fernando Mussolini Junior
58. Luiz Renato Roble
59. Luiz Riccetto Neto
60. Marcelo Amorim
61. Márcia Trevisioli
62. Marco Antonio Sabino
63. Marcos Antonio Ribeiro
64. Maria Elisabeth de Menezes Corigliano
65. Maria Inês Arruda de Três Rios
66. Maria Lucia Benhame
67. Marilice Costi
68. Mario Ernesto Humberg
69. Mônica Cilene Anastácio
70. Mônica Miranda Franco Vilela
71. Natali Araujo dos Santos Marques
72. Newton Eduardo Busso
73. Paulo Antenor de Oliveira
74. Pedro Lessi
75. Pérsio Ferreira Rosa
76. Rafael Augusto Paes de Almeida
77. Rafael Motta e Correa
78. Rafaela Domingos Lirôa
79. Reginaldo Minaré
80. Régis Fernandes de Oliveira
81. Renata Appel
82. Roberto Monteiro
83. Rodnei Iazzetta
84. Rodrigo Barioni
85. Rodrigo Jacobina
86. Rodrigo Maitto da Silveira
87. Rosana Marques Neto
88. Rosely Lemos
89. Rubens Naves
90. Tom Coelho
91. Valdomiro Soares
92. Victor Polizzelli
93. Werner Kugelmeier
94. Ziara Abud

::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.