Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Comentarista: José Arthur Assunção
A democratização do microcrédito

Nós, brasileiros, somos empreendedores por natureza. Os negócios, de modo geral, são mal planejados ou mal administrados. Por isso, apesar de um número imenso de empresas serem abertas a cada dia, outro número não menos imenso fecha também todos os dias.

Para que esse quadro se reverta e o tão esperado desenvolvimento sustentável enfim ocorra, torna-se necessário não somente o fornecimento do crédito, mas um acompanhamento efetivo da atividade exercida pelos microempreendedores, responsáveis pela maioria dos postos de trabalho existentes no Brasil.

A solução para esse impasse é incrementar um tipo de financiamento ainda embrionário no país - o microcrédito - que já se constitui em realidade promissora em muitos países do mundo. O que faz essa modalidade de crédito diferenciar-se das demais é o acompanhamento passo-a-passo da empresa como também o treinamento disponibilizado.

Mas não basta financiar a máquina de costura, é preciso principalmente acompanhar a costureira desde o início, dando-lhe o suporte necessário e verificando se o dinheiro está sendo empregado realmente na atividade-fim proposta no contrato inicial. Seguindo essa logística, diminui sensivelmente a possibilidade de quebra do negócio.

No entanto, para financiar os microempreendedores, atualmente contamos apenas com Organizações Não-Governamentais e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor, que movimentarão cerca de R$ 20 milhões em 2002, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esses recursos são ainda irrisórios se comparados, por exemplo, ao que é movimentado pelo Grameen Bank, de Bangladesh, que empresta cerca de US$ 1 bilhão por ano nessa modalidade.

A alavancagem do microcrédito somente ocorrerá no Brasil quando houver participação direta das financeiras. Para tanto, é preciso haver vontade política por parte do Governo e das instituições financeiras. Ocorrerá, a partir daí, uma democratização dessa modalidade de financiamento e o natural é que a movimentação de recursos seja infinitamente superior à atual.

Implantar programas de microcrédito como política pública é, sem dúvida, a melhor maneira de inserir os excluídos no mercado de trabalho, dando-lhes não somente apoio financeiro, mas também o suporte técnico necessário para o sucesso do empreendimento.

O microcrédito é bom para todos. Financia a geração de renda e de poupança. Mas para que efetivamente dê resultado e vire realidade, é preciso que as financeiras também sejam inseridas no programa do BNDES por contarem com estrutura e pessoal treinado exclusivamente para esse fim, além de estarem muito mais perto do povo do que qualquer outra instituição e atuarem em todo o território nacional.

Revisão e edição: Renata Appel


Presidente do Sindicato das Financeiras dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) e Diretor da ASB Financeira  
e-mail do autor: jala@asb.com.br
 
 

Nossos comentaristas:
1. Adeli Sell
2. Aldemir Spohr
3. Alexandra Periscinoto
4. Alexandre Appel
5. Alexandre Diamante
6. Alvaro Trevisioli
7. Ana Cláudia Guimarães e Souza de Miguel
8. Ana Paula Simone de Oliveira Souza
9. Ana Rique
10. Andrea Cristina Sakata
11. Andrea Mente
12. Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero
13. Augusto Paes Barreto
14. Benny Spiewak
15. Carlos Alberto Pescada
16. Carlos Eduardo Dantas
17. Carolina Memran Schreier
18. Chan Wook Min
19. Cláudia Domingues
20. Claudia Yamana
21. Cláudio Boriola
22. Conceição Clemente
23. Dalmir Sant Anna
24. Daniel Maranhão
25. Daniella Augusto Montagnolli Thomaz
26. Diego Lopes
27. Domingos Sávio Zainaghi
28. Eduardo de Oliveira Gouvêa
29. Emerson Kapaz
30. Eric Jean Peleias
31. Eric Slywitch
32. Eunice Casagrande
33. Fabiano Carvalho
34. Fábio Alexandre Lunardini
35. Fábio Lopes
36. Fernando Quércia
37. Gabriel Aidar Abouchar
38. Gilson Rasador
39. Giselle Ferreira de Araújo
40. Gislaine Barbosa de Toledo
41. Greyce Lousana
42. Grijalbo Fernandes Coutinho
43. Guilherme Iglesias
44. Hugo Cavalcanti Melo Filho
45. Istvan Kasznar
46. Joandre Antonio Ferraz
47. João Felipe Consentino
48. Jordão de Gouveia
49. José Arthur Assunção
50. José Eduardo Ribeiro Lima
51. Juliana Girardelli Vilela
52. Leôncio de Arruda
53. Lúcia Farias
54. Luciane Varela
55. Luciano Athayde
56. Luiz Fernando Lucas
57. Luiz Fernando Mussolini Junior
58. Luiz Renato Roble
59. Luiz Riccetto Neto
60. Marcelo Amorim
61. Márcia Trevisioli
62. Marco Antonio Sabino
63. Marcos Antonio Ribeiro
64. Maria Elisabeth de Menezes Corigliano
65. Maria Inês Arruda de Três Rios
66. Maria Lucia Benhame
67. Marilice Costi
68. Mario Ernesto Humberg
69. Mônica Cilene Anastácio
70. Mônica Miranda Franco Vilela
71. Natali Araujo dos Santos Marques
72. Newton Eduardo Busso
73. Paulo Antenor de Oliveira
74. Pedro Lessi
75. Pérsio Ferreira Rosa
76. Rafael Augusto Paes de Almeida
77. Rafael Motta e Correa
78. Rafaela Domingos Lirôa
79. Reginaldo Minaré
80. Régis Fernandes de Oliveira
81. Renata Appel
82. Roberto Monteiro
83. Rodnei Iazzetta
84. Rodrigo Barioni
85. Rodrigo Jacobina
86. Rodrigo Maitto da Silveira
87. Rosana Marques Neto
88. Rosely Lemos
89. Rubens Naves
90. Tom Coelho
91. Valdomiro Soares
92. Victor Polizzelli
93. Werner Kugelmeier
94. Ziara Abud

::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.