Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


Comentarista: Renata Appel
Dicas para o Carnaval

É preciso ter muita saúde para encarar as festas de Carnaval – afinal, trata-se de uma “maratona” de quatro dias de folia! Ainda estamos na maravilhosa e quente estação do verão e, a maioria das pessoas, prefere aproveitar o feriadão no litoral. Por isso, valem algumas dicas espertas para que a combinação calor + praia + farra resulte num saldo positivo e prazeroso, e não em atitudes erradas e excessos, que somente prejudicam seu físico e, conseqüentemente, seu bom-humor.

Durante o dia (no calor, na praia)

· Beba muito líquido (de preferência, água mineral sem gás), de 2 a 3 litros por dia. Essa atitude vai manter seu corpo hidratado, assim como sua pele e cabelos.

· Adote um cardápio rico em proteínas e ferro (leite e derivados, frutos do mar e frango), vitaminas e sais minerais (saladas e frutas) para equilibrar o físico e manter a saúde.

· Aplique filtro solar capilar e corporal meia hora antes de expôr-se ao sol. Use chapéu, boné ou bandana para proteger-se com mais segurança. Leve pente de madeira e creme hidratante capilar para desembaraçar os fios após os mergulhos. Essas medidas vão evitar pele queimada e ardida e fios maltratados na hora da produção noturna – e uma briga com o espelho!

· Tome sol nos horários seguros: até às 10h e após às 16h. A luz solar fará bem à sua beleza, trazendo humor e bem-estar, graças às endorfinas produzidas, estimuladas pela radiação ultravioleta. Além disso, o sol protege o sistema imunológico e fortalece o organismo contra doenças, pois estimula a produção de vitamina D.

· Dispense a cervejinha sob o calor do sol. Passe o dia numa boa e reserve as bebidas alcoólicas para a noite, na festa.

· Estabeleça contato com a natureza. Caminhe, nade ou, simplesmente, relaxe e medite em companhia de belos cenários.

· Modere na alimentação e agitação durante o dia para estar cheio de disposição e energia para a noite.

· Afaste e elimine por completo qualquer fator de estresse da sua vida. Afinal, o feriadão está aí para aliviar as tensões. Deixe os problemas e questões para depois. É época de curtição

· Descanse. Tire aquele cochilo revigorante no final da tarde para carregar as baterias para a noite.

· Programe com antecedência o que vai fazer de noite para não ficar “chupando dedo” na última hora. Informe-se, através de jornais, revistas, Internet, amigos, vizinhos e conhecidos sobre as principais atrações de Carnaval.

· Viajando ou não, a palavra de ordem é a mesma: alto-astral!

Durante a noite (na festa, na balada)

· Nada de banhos quentes e demorados antes de se arrumar. Além de fragilizar os cabelos e ressecar a pele, podem fazê-lo relaxar além da conta, minando o pique para a balada.

· Para recuperar os cabelos ressecados e sem brilho do dia de sol/vento/praia/mar/areia, nada melhor do que uma boa dupla de xampu e condicionador hidratantes, enriquecidos com agentes protetores e amaciantes (colágeno hidrolisado, elastina, proteínas do leite, etc.) seguida de um banho de creme feito com máscara capilar de hidratação profunda. Após meia hora, enxágüe e finalize criando um penteado prático e despojado com leave-in específico para seu tipo de cabelo.

· Vista-se com roupas leves (de preferência de algodão), que absorvam o suor. Opte por sapatos baixos e confortáveis para não ficar com os pés em frangalhos ao final da festa.

· Jamais beba sem estar bem alimentado. Se o seu metabolismo estiver ocupado digerindo uma refeição, demorará um pouco mais para digerir o álcool e se embriagar. E, pior de tudo: beber de estômago vazio pode fazer um estrago poderoso na sua festa – afinal, certamente você vai passar muito mal a noite inteira... Opte por um lanche saudável antes de sair, composto por sanduíche natural e suco de frutas.

· Depois de toda a malhação a qual você se submeteu durante o ano para ficar elegante no verão, não vale a pena exagerar nas bebidas alcoólicas. Elas são muito calóricas! Deixe a caipirinha mais magrinha trocando o açúcar pelo aspartame em seu preparo.

· Você sabia que misturar bebidas energéticas com álcool não passa de uma grande furada? Especialistas garantem que essa famosa mania, a longo prazo, pode acarretar em degeneração do fígado e em problemas renais sérios.

· Alterne água mineral sem gás entre um drink e outro. Assim, a hidratação corporal estará garantida. Já se biritas não são o seu forte, dispense isotônicos e dê preferência à água de coco.

· Não se esqueça da importância de um bom preparo físico para pular a noite inteira! Vale lembrar também que os carboidratos são fontes essenciais de energia, indispensáveis para obter pique.

· Assim que chegar da balada, tome um bom banho para relaxar os músculos. Se for necessário, faça uma massagem com gel, antes de deitar-se, e aproveite para relaxar bem!

· Para se recuperar dos abusos físicos e alcoólicos de uma noite de Carnaval, tome, antes de ir deitar, uma sopa leve ou um café da manhã.

Revisão e edição: Renata Appel


Jornalista, Produtora, Editora, Repórter, Apresentadora, Webwriter e Tradutora.  
e-mail do autor: re.appel@terra.com.br
 
 

Nossos comentaristas:
1. Adeli Sell
2. Aldemir Spohr
3. Alexandra Periscinoto
4. Alexandre Appel
5. Alexandre Diamante
6. Alvaro Trevisioli
7. Ana Cláudia Guimarães e Souza de Miguel
8. Ana Paula Simone de Oliveira Souza
9. Ana Rique
10. Andrea Cristina Sakata
11. Andrea Mente
12. Antonio Luís Guimarães de Álvares Otero
13. Augusto Paes Barreto
14. Benny Spiewak
15. Carlos Alberto Pescada
16. Carlos Eduardo Dantas
17. Carolina Memran Schreier
18. Chan Wook Min
19. Cláudia Domingues
20. Claudia Yamana
21. Cláudio Boriola
22. Conceição Clemente
23. Dalmir Sant Anna
24. Daniel Maranhão
25. Daniella Augusto Montagnolli Thomaz
26. Diego Lopes
27. Domingos Sávio Zainaghi
28. Eduardo de Oliveira Gouvêa
29. Emerson Kapaz
30. Eric Jean Peleias
31. Eric Slywitch
32. Eunice Casagrande
33. Fabiano Carvalho
34. Fábio Alexandre Lunardini
35. Fábio Lopes
36. Fernando Quércia
37. Gabriel Aidar Abouchar
38. Gilson Rasador
39. Giselle Ferreira de Araújo
40. Gislaine Barbosa de Toledo
41. Greyce Lousana
42. Grijalbo Fernandes Coutinho
43. Guilherme Iglesias
44. Hugo Cavalcanti Melo Filho
45. Istvan Kasznar
46. Joandre Antonio Ferraz
47. João Felipe Consentino
48. Jordão de Gouveia
49. José Arthur Assunção
50. José Eduardo Ribeiro Lima
51. Juliana Girardelli Vilela
52. Leôncio de Arruda
53. Lúcia Farias
54. Luciane Varela
55. Luciano Athayde
56. Luiz Fernando Lucas
57. Luiz Fernando Mussolini Junior
58. Luiz Renato Roble
59. Luiz Riccetto Neto
60. Marcelo Amorim
61. Márcia Trevisioli
62. Marco Antonio Sabino
63. Marcos Antonio Ribeiro
64. Maria Elisabeth de Menezes Corigliano
65. Maria Inês Arruda de Três Rios
66. Maria Lucia Benhame
67. Marilice Costi
68. Mario Ernesto Humberg
69. Mônica Cilene Anastácio
70. Mônica Miranda Franco Vilela
71. Natali Araujo dos Santos Marques
72. Newton Eduardo Busso
73. Paulo Antenor de Oliveira
74. Pedro Lessi
75. Pérsio Ferreira Rosa
76. Rafael Augusto Paes de Almeida
77. Rafael Motta e Correa
78. Rafaela Domingos Lirôa
79. Reginaldo Minaré
80. Régis Fernandes de Oliveira
81. Renata Appel
82. Roberto Monteiro
83. Rodnei Iazzetta
84. Rodrigo Barioni
85. Rodrigo Jacobina
86. Rodrigo Maitto da Silveira
87. Rosana Marques Neto
88. Rosely Lemos
89. Rubens Naves
90. Tom Coelho
91. Valdomiro Soares
92. Victor Polizzelli
93. Werner Kugelmeier
94. Ziara Abud

::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.