Comentários em Real Player.
acesse
 
Confira aqui os dias e horários do Consumidor-RS.
 
 
Deixe aqui sua reclamação ou dúvida quanto a seus direitos como consumidor. Nossa assessoria jurídica responderá o mais breve possível.
 
   
Este espaço é seu: deixe suas sugestões, opiniões e recados!  
  Receba por e-mail as principais notícias e novidades da semana!  
assine
  Pesquise no nosso banco de notícias
 
  pesquise  


 

<- voltar


>> Ata da 5ª reunião do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor/RS - agosto de 2003

No dia 8 de agosto de 2003, às 9h30, na sede do Banco Central, foi realizada a 5ª reunião mensal do corrente ano, do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor. Estiveram presentes, aproximadamente, 32 (trinta e dois participantes), representando as seguintes entidades: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Banco Central, AGERGS, FEDERASUL, Brasil Telecom, ABRASCONSEG, Revista do Consumidor, FÓRUM, PROCON, Junta Comercial, INEC, PROCON/Montenegro, PROCON/Vacaria, Movimento das Donas de Casa, Consumidor-RS, Correios, JUCERGS, NET Serviços, Secretaria Estadual da Educação, ANATEL, SINTRAMICO, Assembléia Legislativa, advogados e profissionais. Justificaram ausências: Profº Claúdio Bonato, Paulo Valério, Alexandre Appel e Delegada Zélia.

Assuntos Tratados:

1º) Proposta de Reforma Tributária e seus efeitos na vida dos consumidores:

O assunto foi apresentado com muita competência pelo Dep. Berfran Rosado. Inicialmente, fomos surpreendidos com o fato de que o aumento da carga tributária no Brasil dobrou nos últimos 18 anos, caracterizando, assim, um problema de longa data e de responsabilidade de todos aqueles que governaram o Brasil, os estados e municípios neste período. Quanto à proposta da Reforma Tributária que estão apresentando, esta se caracteriza por: concentração de arrecadação e poder para a União; fim dos incentivos fiscais (como a Lei da Cultura); perda de ICMs para estados exportadores; aumento de impostos; fim dos instrumentos para combater as desigualdades regionais; não redução do número de tributos (ou seja: hoje são 61). Além disso, não desconcentra a riqueza acumulada no Sudeste; não desonera os salários; não cobra mais de quem tem mais; não incentiva o consumo e a produção; não favorece que ganha pouco; não acaba com a cumulação dos tributos; não vai desenvolver regiões mais pobres; não vai gerar emprego. Estes foram os possíveis e inúmeros problemas apresentados caso a proposta da Reforma Tributária venha a ser aprovada. Como sugestão apresentada pelo Deputado, deveria a sociedade envolver-se mais, debater mais. Entidades de classes, como federações das indústrias e comércios deveriam exigir e posicionar-se. Entretanto, o que estamos vendo no cenário - salvo melhor juízo - é que estão todos dispostos a onerar ainda mais os consumidores e, com isso, fazer caixa ao governo para pagar suas contas. Esta proposta será um grande erro, pois irá levará à redução de consumo e, conseqüentemente, reduzirá a arrecadação do Estado. Também foi apresentada e aceita como sugestão que o Fórum convide outro parlamentar que possa fazer o contraponto nesta proposta de Reforma Tributária e, só assim, o Fórum poderá tomar uma posição perante o Estado, legisladores, federações e demais segmentos da sociedade.

2º) Assuntos Gerais - “Comitê da Educação”:

A Profª. Maria de Lourdes Coelho informou que o Fórum, juntamente com o Inmetro/RS, está preparando um evento para FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES para Educação na relação de consumo. Neste evento serão convidados representantes dos órgãos de defesa do consumidor e representantes dos fornecedores.

3º) Criação do Procon de Porto Alegre:

O Presidente do Fórum informou que, segundo últimas notícias (da Smic e Ministérios Públicos) a proposta do Projeto de Lei que cria o PROCON/POA está no gabinete do Senhor Prefeito e, para tanto, solicita empenho de todos para gestionar junto àquele gabinete no sentido de encaminhar, urgentemente, o Projeto de Lei à Câmara Municipal de Porto Alegre para análise e votação.

4º) Lançamento do Portal “FORNECEDOR AMIGO DO CONSUMIDOR”:

O Presidente do Fórum e a Profª Maria de Lourdes Coelho ratificaram o convite de lançamento do projeto “Fornecedor Amigo do Consumidor”, no dia 11/08/03, às 11h, na sede do PROCON - Porto Alegre. Não tendo mais nada a tratar, o Presidente encerrou a reunião, às 11h30, agradecendo a presença de todos e o grande apoio da instituição e equipe do Banco Central

 
::Dicas para o consumidor::
© 2001 Consumidor RS...
Página Inicial Entrevistas Notícias Comentaristas Boletim Fórum Estadual de Defesa do Consumidor Variedades Consumidor RS recomenda
Parceiros Consumidor-RS
 > Quem somos
 > O que fazemos
 > Nosso compromisso
 Principais links de  interesse dos  consumidores
 Fale conosco. A sua  opinião é muito  importante para nós.
Como será seu comportamento de consumo neste final de ano em pleno momento de crise econômica mundial?
Vou seguir fazendo compras da maneira que sempre fiz todos os anos!
Terei mais cautela na hora de comprar, com preços e formas de pagamento.
Vou comprar e gastar o mínimo possível!
Estou alheio(a) a este tema./O assunto não me preocupa.