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iFood e Sindimoto-RS criam Comissão de Conciliação Prévia em Porto Alegre
   
     
 


07/03/2024

iFood e Sindimoto-RS criam Comissão de Conciliação Prévia em Porto Alegre
Mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho, CCP analisará pautas de entregadores que atuam no estado do Rio Grande do Sul para negociação de acordos extrajudiciais

O iFood e o Sindimoto-RS anunciam, nesta terça-feira, a criação de uma Comissão de Conciliação Prévia (CCP), grupo dedicado à análise de casos específicos dos entregadores e entregadoras da região de Porto Alegre. A criação da CCP foi intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) e negociará acordos extrajudiciais para resolução de casos e reivindicações de entregadores cadastrados na plataforma do iFood e que atuam na capital gaúcha, região metropolitana e outros municípios do estado.

Serão realizadas audiências mensais e a primeira sessão está agendada para 28 de março. Parte do mesmo compromisso, o iFood ainda prevê instalar dois pontos de apoio em Porto Alegre. Os pontos já foram aprovados pelo Sindimoto-RS, e a instalação deve ocorrer ainda em março de 2024.

Resultado de um acordo firmado em janeiro deste ano, a CCP está alinhada aos esforços contínuos de abertura ao diálogo entre o iFood e o Sindimoto-RS, com o propósito de ouvir ativamente as demandas da categoria, conferindo maior visibilidade às suas pautas. A Comissão oferece a oportunidade de se alcançar soluções de problemas, especialmente os de ordem operacionais, de maneira ágil e efetiva, facilitando o dia a dia dos trabalhadores.

Além de solucionar problemas, a Comissão tem também como objetivo ouvir as necessidades da categoria e, a partir das informações levantadas durante as audiências, possibilitar que o iFood avalie ações que possam atender às principais demandas dos entregadores. A iniciativa deverá analisar uma gama diversa de casos, incluindo questões relativas a seguros, bloqueios e problemas nos cadastros na plataforma, entre outros. 

O acordo não prevê solução para demandas relacionadas à regulação do trabalho por aplicativo, que seguirão sendo discutidas junto ao governo. Desde 2021, a empresa colabora em busca de uma regulação que atenda as particularidades e necessidades dos entregadores, traga segurança jurídica para o setor e que efetivamente inclua o trabalhador na previdência. 

"Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a criação da Comissão de Conciliação Prévia em parceria com o Sindimoto-RS. Esta iniciativa, que se soma a uma série de mediações bem-sucedidas que já realizamos juntos no passado, marca mais um passo importante na nossa jornada de valorização e diálogo contínuo com os entregadores, que são essenciais para o nosso negócio. Reforça nosso compromisso histórico de ouvir ativamente e resolver as questões trazidas pela categoria de forma ágil e efetiva. Estamos confiantes de que, ao melhorar o dia a dia dos nossos parceiros e fortalecer o ecossistema de entrega como um todo, estamos construindo um ambiente de trabalho mais justo e transparente, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas", afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood. 

"Estamos nesta data muito contentes, já que essa iniciativa é um marco significativo para os trabalhadores entregadores, motociclistas e ciclistas, reafirmando que o sindicato tem seu papel fundamental na construção do direito dos trabalhadores. A comissão irá auxiliar na solução dos conflitos entre empregadores e trabalhadores, com base nas normas do direito do trabalho. Além deste primeiro passo estamos também trabalhando com as demais entidades, MPT, SRT, município de Porto Alegre e demais municípios, a fim de que sejam implementadas condições de trabalho dignas para a classe dos trabalhadores e trabalhadoras", afirma Valter Ferreira, presidente do Sindimoto do Rio Grande do Sul.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Clarissa Ferreira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


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