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Mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho, CCP analisará pautas de entregadores que atuam no estado do Rio Grande do Sul para negociação de acordos extrajudiciais

O iFood e o Sindimoto-RS anunciam, nesta terça-feira, a criação de uma Comissão de Conciliação Prévia (CCP), grupo dedicado à análise de casos específicos dos entregadores e entregadoras da região de Porto Alegre. A criação da CCP foi intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) e negociará acordos extrajudiciais para resolução de casos e reivindicações de entregadores cadastrados na plataforma do iFood e que atuam na capital gaúcha, região metropolitana e outros municípios do estado.

Serão realizadas audiências mensais e a primeira sessão está agendada para 28 de março. Parte do mesmo compromisso, o iFood ainda prevê instalar dois pontos de apoio em Porto Alegre. Os pontos já foram aprovados pelo Sindimoto-RS, e a instalação deve ocorrer ainda em março de 2024.

Resultado de um acordo firmado em janeiro deste ano, a CCP está alinhada aos esforços contínuos de abertura ao diálogo entre o iFood e o Sindimoto-RS, com o propósito de ouvir ativamente as demandas da categoria, conferindo maior visibilidade às suas pautas. A Comissão oferece a oportunidade de se alcançar soluções de problemas, especialmente os de ordem operacionais, de maneira ágil e efetiva, facilitando o dia a dia dos trabalhadores.

Além de solucionar problemas, a Comissão tem também como objetivo ouvir as necessidades da categoria e, a partir das informações levantadas durante as audiências, possibilitar que o iFood avalie ações que possam atender às principais demandas dos entregadores. A iniciativa deverá analisar uma gama diversa de casos, incluindo questões relativas a seguros, bloqueios e problemas nos cadastros na plataforma, entre outros. 

O acordo não prevê solução para demandas relacionadas à regulação do trabalho por aplicativo, que seguirão sendo discutidas junto ao governo. Desde 2021, a empresa colabora em busca de uma regulação que atenda as particularidades e necessidades dos entregadores, traga segurança jurídica para o setor e que efetivamente inclua o trabalhador na previdência. 

"Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a criação da Comissão de Conciliação Prévia em parceria com o Sindimoto-RS. Esta iniciativa, que se soma a uma série de mediações bem-sucedidas que já realizamos juntos no passado, marca mais um passo importante na nossa jornada de valorização e diálogo contínuo com os entregadores, que são essenciais para o nosso negócio. Reforça nosso compromisso histórico de ouvir ativamente e resolver as questões trazidas pela categoria de forma ágil e efetiva. Estamos confiantes de que, ao melhorar o dia a dia dos nossos parceiros e fortalecer o ecossistema de entrega como um todo, estamos construindo um ambiente de trabalho mais justo e transparente, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas", afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood. 

"Estamos nesta data muito contentes, já que essa iniciativa é um marco significativo para os trabalhadores entregadores, motociclistas e ciclistas, reafirmando que o sindicato tem seu papel fundamental na construção do direito dos trabalhadores. A comissão irá auxiliar na solução dos conflitos entre empregadores e trabalhadores, com base nas normas do direito do trabalho. Além deste primeiro passo estamos também trabalhando com as demais entidades, MPT, SRT, município de Porto Alegre e demais municípios, a fim de que sejam implementadas condições de trabalho dignas para a classe dos trabalhadores e trabalhadoras", afirma Valter Ferreira, presidente do Sindimoto do Rio Grande do Sul.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.


Autor: Clarissa Ferreira
Fonte: Assessoria de Imprensa

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