TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
No Dia Mundial do Consumidor, pesquisa aponta crescimento no percentual de brasileiros que reclamam
   
     
 


14/03/2019

No Dia Mundial do Consumidor, pesquisa aponta crescimento no percentual de brasileiros que reclamam
Dados da Boa Vista SCPC e CDL Porto Alegre mostram que 67% dos consumidores reclamam quando encontram problemas relacionados a alguma compra

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira, dia 15 de março, a Boa Vista SCPC e a CDL Porto Alegre divulgam pesquisa com mais de mil consumidores que mostra se eles conhecem e fazem valer os seus direitos. O estudo constatou que 67% reclamam – sempre ou na maioria das vezes – quando encontram problemas relacionados a alguma compra. O número representa um crescimento de 6% em relação a 2018 e de 10% na comparação com 2017 (a leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%).

Ainda segundo os dados da Boa Vista SCPC e CDL Porto Alegre, 21% dos respondentes disseram que reclamam apenas em alguns casos. Por outro lado, 12% afirmaram nunca fazer reclamações. A sondagem também identificou que 61% dos consumidores declararam conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) – destes, 65% afirmam que já o consultaram para entender sobre seus direitos. 

Dia do Consumidor 

O Dia do Consumidor é lembrado em 15 de março devido à primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, no Congresso americano. Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março, no dia 11. São 28 anos da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres. 

Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo. 

O consumidor que quiser saber mais sobre o tema, pode acessar o site da CDL Porto Alegre: https://www.cdlpoa.com.br/ceacon/. Para consultar seus dados, basta dirigir-se à sede do Centro de Atendimento ao Consumidor  (Ceacon), no Centro Histórico de Porto Alegre. Lá ele terá informações se há ou não débitos em seu nome e até renegociar a dívida. Caso as anotações forem resultado de alguma fraude poderá antecipar a solução e evitar problemas em seu nome. 

SERVIÇO 

CEACON – CDL PORTO ALEGRE 

Rua Senhor dos Passos, 229, Centro Histórico – Porto Alegre (RS) 

De 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 18h 

https://www.cdlpoa.com.br/ceacon

Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 








































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br