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Dados da Boa Vista SCPC e CDL Porto Alegre mostram que 67% dos consumidores reclamam quando encontram problemas relacionados a alguma compra No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira, dia 15 de março, a Boa Vista SCPC e a CDL Porto Alegre divulgam pesquisa com mais de mil consumidores que mostra se eles conhecem e fazem valer os seus direitos. O estudo constatou que 67% reclamam – sempre ou na maioria das vezes – quando encontram problemas relacionados a alguma compra. O número representa um crescimento de 6% em relação a 2018 e de 10% na comparação com 2017 (a leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%). Ainda segundo os dados da Boa Vista SCPC e CDL Porto Alegre, 21% dos respondentes disseram que reclamam apenas em alguns casos. Por outro lado, 12% afirmaram nunca fazer reclamações. A sondagem também identificou que 61% dos consumidores declararam conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) – destes, 65% afirmam que já o consultaram para entender sobre seus direitos. Dia do Consumidor Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo. O consumidor que quiser saber mais sobre o tema, pode acessar o site da CDL Porto Alegre: https://www.cdlpoa.com.br/ceacon/. Para consultar seus dados, basta dirigir-se à sede do Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceacon), no Centro Histórico de Porto Alegre. Lá ele terá informações se há ou não débitos em seu nome e até renegociar a dívida. Caso as anotações forem resultado de alguma fraude poderá antecipar a solução e evitar problemas em seu nome. SERVIÇO CEACON – CDL PORTO ALEGRE Rua Senhor dos Passos, 229, Centro Histórico – Porto Alegre (RS) De 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 18h https://www.cdlpoa.com.br/ceacon Autor: Redação Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre |