TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Exposição “Mulheres reais – modas e modos no Rio de Dom João VI” chega a Belo Horizonte
   
     
 


06/10/2009

Exposição “Mulheres reais – modas e modos no Rio de Dom João VI” chega a Belo Horizonte
Sucesso de público, mostra destaca-se pela ousadia de tratar de um período determinante para a história do País através de instrumentos não usuais

Na 6ª feira, 9, será inaugurada na Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes de Belo Horizonte a exposição Mulheres reais – modas e modos no Rio de Dom João VI, que integrou o calendário de comemorações do bicentenário da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. Sucesso de público e amplamente divulgada na mídia impressa e televisiva, a exposição destacou-se por sua ousadia ao tratar de um período determinante para a história do país através de instrumentos não usuais.

De fato, Mulheres Reais – modas e modos no Rio de Dom João VI acrescenta uma leitura surpreendente sobre o período. Elegendo como recorte o mundo feminino e adotando o filtro das modas e dos modos, ela narra o encontro entre as duas realidades: a europeia representada pelas mulheres da realeza portuguesa – D. Maria I, Carlota Joaquina e D. Leopoldina – e a do mundo colonial, representada pelas mulheres brancas e escravas da realidade brasileira.

Uma vasta pesquisa histórica e iconográfica permitiu a construção de um acervo de 42 figurinos que suprem as lacunas de trajes que já não existem mais. Seis trajes e 12 acessórios vindos do Museu do Traje e da Moda, de Lisboa, e 15 joias de escravas pertencentes ao acervo do Museu Carlos Costa Pinto, de Salvador, integram o conteúdo museológico e representativo da exposição, ressaltando a nobreza e a dignidade de negras e brancas de dois séculos atrás, compondo, juntamente com os figurinos e recriações, um quadro que permite descobrir as mulheres reais através de lentes que transcendem o estereótipo e a anedota, e captam a riqueza das mulheres da época. Nessa exposição, a moda mostra-se como forte instrumento de relato que diz respeito à vida das pessoas de todas as faixas sociais e etárias e que o museu é também o seu lugar.

Fonte: Noir Comunicação
Autor: Ângela Azevedo
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br