Os sites de notícias atraíram a audiência de 27,5 milhões de internautas em casa e no trabalho em outubro, quando fervia o noticiário relacionado ao segundo turno das eleições presidenciais. Esse número corresponde a 66% do total de usuários ativos da internet brasileira naquele mês.
Nas pesquisas do Ibope Nielsen Online, os sites noticiosos fazem parte da subcategoria Eventos Correntes e Notícias Globais.
Considerando somente a navegação em casa, 19,2 milhões de pessoas visitaram esses sites, ou 59% dos internautas domiciliares.
A evolução do alcance dos sites de notícias em anos eleitorais:
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Trabalho e domicílios 2010
|
61%
|
61%
|
62%
|
62%
|
66%
|
Domicílios 2010
|
53%
|
53%
|
54%
|
55%
|
59%
|
Domicílios 2008
|
51%
|
51%
|
52%
|
52%
|
57%
|
Domicílios 2006
|
46%
|
46%
|
46%
|
50%
|
54%
|
Outras categorias que cresceram em outubro foram Automotivo, com evolução de 9,8% sobre setembro, Viagens e Turismo (7,5%) e Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (6,5%).
O número total de pessoas com acesso à internet no trabalho e em residências é de 51,8 milhões. Dessas pessoas, 41,7 milhões foram usuários ativos em outubro, um crescimento de 2,8% sobre setembro e de 13,2% em relação aos 36,8 milhões de outubro de 2009.