Consumidor RS
Siga:
AGORA
Embraer e grandes montadoras de automóveis vão abrir oportunidades para novos fornecedores durante a Mercopar 2026 Abertas as inscrições para as atividades 2027 do Instituto Leo Perussolo AMRIGS acompanha debates sobre inovação e futuro da Medicina no Health Meeting Brasil 2026 Sesc e Santa Casa promovem curso de preparação para voluntariado em Porto Alegre Fundatec oferece cursos de aperfeiçoamento na área da saúde em outubro Universidade Feevale conquista Prêmio IEL 2026 na categoria Educação Inovadora Estácio anuncia mais uma edição da maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil Encontro Empreendedor reúne empresários e especialistas na Serra Gaúcha para discutir o futuro dos pequenos negócios

Entrevista exclusiva com César Saut, vice-presidente da Icatú Seguros sobre Previdência Privada

Programa Consumidor RS de 27/01/2020

02/02/2020 Renata Appel Consumidor RS/BR

Reforma da Previdência alertou os brasileiros para a necessidade de contratar planos de previdência privada para garantir a velhice

A aprovação da reforma da previdência, em outubro do ano passado, refletiu no comportamento dos brasileiros. Uma pesquisa do Ibope Inteligência mostrou que 30% da população de classes A, B e C no país passaram a guardar dinheiro para o futuro, após a mudança na legislação.

Mesmo com a reforma, o regime de capitalização simples da previdência – em que quem contribui agora banca a aposentadoria de terceiros – não é viável, inclusive pelo aumento da expectativa média de vida do brasileiro.

A lógica da previdência complementar particular é fazer uma reserva financeira de longo prazo, que vai se somar à aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, o teto do benefício pago pelo governo não chega a R$ 6 mil por mês.

Essa quantia, em muitos casos, é insuficiente para o segurado que, ao final da vida, terá uma série de despesas prioritárias com saúde, como remédios e, talvez, acompanhamento médico. Fomos ouvir a opinião de um especialista no tema, o vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut.

Compartilhar: Facebook WhatsApp