TV CONSUMIDOR RS PLAY TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Baterias e carregadores falsificados
   
     
 


06/03/2009

Baterias e carregadores falsificados
Celular: a importância da certificação

 

O uso de baterias e carregadores falsificados são as principais causas de explosão de um telefone celular. Segundo especialistas, se aparelhos e acessórios são originais – como afirmam seus donos – ou as empresas estão fazendo produtos com algum problema técnico ou os consumidores não estão sabendo utilizá-los corretamente por falta de informação.

Além de baterias, carregadores e até frentes coloridas encontradas no mercado paralelo oferecem riscos. Carregadores, como os vendidos em semáforos para usar nos carros, "desvirtuam" as baterias, pois podem ter tensões diferentes das especificadas pelo fabricante. Já as frentes podem ser muito justas e "apertar" o circuito que protege a bateria. Ambas as situações podem causar danos ao aparelho e até provocar explosões.

Além do risco de explosão, há outro fator perigoso que diz respeito à radiação eletromagnética. Segundo dados da Anatel, o Brasil tem 144.8 milhões de usuários de telefones celulares (dados de 11/2008) que além da radiação dos próprios aparelhos, também estão expostos aos raios emitidos pelas estações radio base (ERB), que são as antenas de transmissão. Um estudo financiado pela União Européia afirma de forma conclusiva que a radiação eletromagnética emitida por telefones celulares e linhas de transmissão de energia elétrica pode afetar células humanas a níveis de energia geralmente considerados sem risco.

Por tudo isso, a certificação na telefonia celular é fundamental. Sem essas certificações, o usuário fica exposto aos riscos apontados acima. Os telefones celulares precisam, para serem habilitados pelas operadoras do Serviço Móvel Pessoal e utilizados no Brasil, ser homologados pela Anatel. Isto garante que eles serão compatíveis com as tecnologias adotadas no país e atendem requisitos técnicos de funcionamento e condições de garantia, de assistência técnica e de qualidade.

Através do Ato nº 16.955, em função de sua competência técnica, a NCC Certificações do Brasil foi designada para exercer, em nome da Anatel, as funções de Organismo Certificador Designado (OCD), operando conforme regulamentação vigente estabelecida por este Órgão Governamental Regulatório. Hoje, a NCC tem 44% dos produtos certificados pela Anatel.

A evolução da tecnologia

No 2° semestre desse ano, a tecnologia 3G chegou, de fato, aos brasileiros. Em dezembro de 2007, foi realizado o leilão das faixas de freqüências no Brasil, sendo que as 3 principais operadoras do país (Vivo, Claro e TIM) conseguiram obter cobertura nacional.

Mas, como no mundo da tecnologia tudo corre muito rápido, já podemos falar da próxima geração de celulares, denominada 4G. Ainda não existe nenhuma definição da 4G, mas pode-se antecipar em que consistirá baseado no já estabelecido. A 4G estará baseada totalmente em IP, sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio, assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para proveer velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança, e que permite oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.

No Japão, as tecnologias de quarta geração estão sendo experimantadas com a NTT DoCoMo. Esta empresa realizou as primeiras provas com sucesso absoluto e espera lançar comercialmente os primeiros serviços de 4G no ano 2010.

Fonte: NA3 Comunicação Estratégica
Autor: Tonni Torres
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 





























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br