Consumidor RS
Siga:
AGORA
Rede Boulevard comemora Dia das Mães com música, dança e massagem Banrisul adere ao Novo Desenrola Brasil e amplia condições para renegociação de dívidas Matriz cria campanha de Dia das Mães do Grupo Zaffari Banrisul lança promoção que isenta anuidade do cartão de crédito por cinco anos Luiz Carlos Bohn é reeleito presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP CDL POA promove capacitação com Ester Morgan sobre atração e retenção de equipes no varejo GBOEX Qualifica: palestra aborda planejamento financeiro e sucessório Unimed Porto Alegre lança agendamento online de exames de imagem
Notícias

Conselho Regional de Odontologia terá liderança feminina 

Chapa encabeçada pela cirurgiã-dentista Janaina Gomes tem maioria de mulheres e plano de ação voltado a pautas como valorização profissional e implementação do selo CRO d

15/04/2026 Redação Fonte: CORE Comunicação & Relacionamento
Conselho Regional de Odontologia terá liderança feminina 

A cirurgiã-dentista Janaína Cortes Gomes se converteu na primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) em seis décadas. A posse da nova diretoria ocorreu nesta quarta-feira, 15/04, após a publicação da decisão do Conselho Federal de Odontologia (CFO) nºâ€¯30, no Diário Oficial da União. Fernanda Cardoso Franco, Alexandre Baumgarten, Osvaldo Danclar de Oliveira da Silva Júnior e Raisa Pires Lisoski também integram a chapa, além de mais cinco conselheiros suplentes. 

A composição da equipe reforça o marco histórico e um contexto de reconstrução institucional. Além de levar a primeira mulher à presidência do CRO/RS, a chapa proclamada apresenta maioria feminina em sintonia com a realidade de uma categoria formada majoritariamente por mulheres.  Atualmente, o CRO/RS contabiliza o registro de 23,8 mil cirurgiões-dentistas ativos e, se contemplados profissionais e entidades, o número chega a 45 mil.

Durante a campanha, as propostas foram direcionadas à valorização profissional, à reorganização institucional do conselho e ao fortalecimento de pautas estruturantes da odontologia no Estado. No plano de ação, figuram medidas de apoio ao cirurgião-dentista, defesa do piso salarial, ampliação da participação da categoria, maior presença do conselho no interior do RS, fortalecimento da odontologia hospitalar e criação de instrumentos voltados à segurança e à ética profissional – implementação do selo CRO de Segurança e Ética a fim de conferir reconhecimento público a clínicas e dentistas que seguem padrões de excelência. 

 "Nosso compromisso é fazer do CRO/RS uma instituição mais próxima da realidade dos cirurgiões-dentistas gaúchos, com escuta, presença e capacidade de representar a categoria em toda a sua diversidade. Queremos um conselho mais participativo, mais conectado com o interior do Estado e mais preparado para cumprir seu papel institucional de valorização da odontologia", afirmou Janaína. 

Com trajetória construída na articulação entre prática clínica, saúde pública e representação profissional, Janaina tem formação em Ortodontia, Saúde Coletiva e mestrado em Ensino na Saúde. Ao longo dos anos, consolidou experiência no SUS e presença em espaços de formação. A cirurgiã-dentista compõe a equipe da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em um propósito de atuar na gestão pública sem se afastar da prática clínica e da vivência cotidiana da odontologia.    

Compartilhar: Facebook WhatsApp