Imprimir
 

Na terça, antes da partida contra a Coreia do Norte, houve redução correspondente à região metropolitana do Rio

Com todos juntos de olhos fixados na televisão, o consumo de energia elétrica cai 25% durante os jogos da seleção brasileira na Clopa do Mundo, revelou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Na terça-feira (15), quando houve jogo contra a Coreia do Norte, o consumo diário de energia ficou em 45 mil MW, enquanto que a média de um dia típico é de 60 mil MW.

Histórico

De acordo com os dados, cerca de 40 minutos antes do jogo, houve uma redução correspondente à soma do consumo de energia das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Vitória. No intervalo, por sua vez, houve um aumento correspondente ao do consumo de Santa Catarina. 

Durante o segundo tempo, o consumo caiu novamente, enquanto que, ao final da partida, o aumento foi tamanho que chegou a representar a demanda no horário de pico da Grande São Paulo, o que pode ser comparado a uma cidade de Brasília sendo ligada a cada minuto.

Mais pela frente

No domingo (20), a seleção brasileira irá enfrentar a Costa do Marfim às 15h30 e também para este jogo é esperada uma redução no consumo de energia.

A ONS revelou que, embora a carga do domingo seja da ordem de 80% da de um dia útil, o fenômeno da rápida tomada de carga do intervalo e logo após o final do jogo é novamente esperado. Desta forma, é esperada uma variação de até 3 mil MW em nove minutos.


Autor: Flávia Furlan Nunes
Fonte: InfoMoney

Imprimir