Imprimir
 

YouTube como ferramenta de busca

Com base em um artigo divulgado pelo site ReadWriteWeb (http://www.readwriteweb.com/archives/is_youtube_the_next_google.php) e no estudo desenvolvido pela comScore February, cada vez mais as pessoas usam o YouTube para fazer suas buscas e só recorrem ao Google quando não encontram resultados satisfatórios. 

O comportamento já era observado em adolescentes interessados em música, videogame, filmes e esportes, já que nestas categorias os resultados em vídeos tendem a ser muito mais ricos. É possível, por exemplo, ver um trecho do show da banda preferida em vez de ler uma matéria, ou mesmo assistir aos gols da rodada de um campeonato em vez de simplesmente ver a tabela de classificação.
 
Mais do que isso, é possível observar que o hábito de consultar o YouTube está se tornando mais comum, independentemente do assunto. Esse pode ser o primeiro indício de que os usuários já demandam mecanismos de busca mais elaborados do que os atuais. A mudança é tamanha que o Google tem realizado esforços para criar a “Universal Search”, uma ferramenta que trará como resultados de buscas não somente textos, mas também imagens, mapas, vídeos etc. Tudo com o objetivo de manter a fidelidade dos usuários da Internet.

Autor: Roberta Castro
Fonte: Planin

Imprimir