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Às vésperas da Copa do Mundo, criminosos digitais apostam em roubo de identidade, spam, phishing e outras fraudes Sabendo que a Copa do Mundo de 2010 é um dos eventos mais aguardados, cybercriminosos têm utilizado essa ocasião para intermináveis ameaças. Algumas foram recentemente detectadas por engenheiros dos TrendLabs, laboratórios de pesquisa da Trend Micro - multinacional especializada em segurança de conteúdos para internet. Dois tipos de spams foram descobertos: o primeiro traz anexo um arquivo DOC, que informa os destinatários sobre um novo concurso denominado "Final Draw", organizado parcialmente pelo Comitê de Organização da FIFA. Também é informada ao destinatário a existência de um prêmio de 550 mil dólares. Porém, para reivindicá-lo, o "ganhador" deve entrar em contato imediatamente com o agente de liberação utilizando as informações fornecidas no e-mail. A mensagem também solicita ao destinatário que forneça suas informações pessoais.
Já a segunda amostra é um e-mail pessimamente redigido com uma carta PDF anexada, que solicita ao destinatário o fornecimento de uma transferência monetária, que envolve a quantia exorbitante de 10,5 milhões de dólares. Caso concorde com a proposta, ao destinatário caberá supostamente 30% deste valor. A tática assemelha-se ao scam 419 ou scam Nigeriano, que convencia os usuários a enviar dinheiro mediante a promessa de receber uma grande quantia como recompensa por sua cooperação.
Essa fraude oferecia às vítimas uma quantia relativa a um prêmio de loteria, uma herança etc., em troca de algo aparentemente banal, como o envio de suas informações pessoais ou uma pequena doação via spam. A carta apresenta o remetente como membro de uma empresa respeitável e em seguida implora pela ajuda do destinatário do e-mail.
Em suma, criminosos virtuais que agem por trás dessas ameaças são usuários mal-intencionados que se utilizam da Internet para cometer crimes como roubo de identidade, spam, phishing e outras fraudes.
Autor: Juliana Gaspardo, Anna Malatesta e Renata Viana Fonte: RMA |