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Novas maneiras de vender a mesma coisa Sempre que uma loja consegue inovar, ela vira notícia entre as pessoas que viajam para ampliar seu repertório sobre varejo. Este é o caso de uma pequena loja em Nova Iorque chamada Bottle Rocket Wine. Esta loja tem recebido atenções pelo fato de ter a coragem de quebrar um esquema de apresentação de produtos que impera em seu setor. As adegas ou lojas de vinhos os expõem classificando pelo tipo, agrupando vinhos tintos, brancos, rosês, etc. A Bottle Rocket foi mais longe e resolveu facilitar a vida do consumidor agrupando seus produtos por finalidade e tipo de uso. Nesta loja, você encontra bem sinalizados e agrupados vinhos que são indicados para acompanhar carnes, separados dos que são para servir com peixes e ainda há uma seção para vinhos indicados para presente. Muita informação às vezes atrapalha. O consumidor precisa receber somente o dado necessário para efetuar a decisão de compra e da maneira mais objetiva possível. Informações em excesso podem gerar dispersão e poluição visual. A informação tem que estar disponível para que o consumidor se aprofunde somente se este for o seu desejo. A tecnologia é mais um recurso, não o único. Pode-se gastar muito dinheiro para desenvolver e levar à Lua uma caneta que escreva com gravidade zero ou simplesmente pode-se levar um lápis, se o objetivo for somente escrever. Na Terra ocorre o mesmo. Como vimos no caso dos vinhos, pode-se ter sucesso com uma adega high-tech ou simplificando-se ao máximo a linguagem. Por mais que hajam máquinas e tecnologias, o que faz a diferença no varejo ainda é a inteligência humana utilizada para descobrir o que o consumidor busca e de que forma. É a nossa inteligência que encontrará novas maneiras de vender a mesma coisa, faturando mais. Autor: Fran Oliveira Fonte: Oficina da Comunicação Integrada |