Imprimir
 

Distribui cerca de 8 toneladas por mês de produtos da agricultura familiar de Porto Alegre

O programa Mesa Brasil Sesc está recebendo a doação de alimentos convencionais e orgânicos, como frutas, legumes e hortaliças da agricultura familiar de Porto Alegre. A ação iniciou neste mês e ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, que faz a compra, a partir de recursos federais pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto aos produtores e estes, por sua vez, realizam as entregas diretamente na sede do Sesc Comunidade nas segundas e quartas-feiras. Até o mês de agosto, serão distribuídas cerca de 8 toneladas por mês para 222 entidades que atendem cerca de 37 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Nesta segunda-feira, 16 de maio, cinco produtores fizeram a entrega de cargas de alface, tempero verde, bergamota, berinjela, vagem, batata doce, moranga, aipim e couve. Os produtos foram colhidos no mesmo dia para mantê-los frescos e assim ampliar o acesso à alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes que são importantes para a saúde de crianças, adultos e idosos. Para a produtora Giordana Piber, da Zona Sul da Capital, o programa é uma garantia de comercialização dos itens. “É uma oportunidade de venda sem o risco de perda de mercadoria, além de ser uma forma de ajudar a alimentar pessoas que estão precisando. É uma satisfação profissional e pessoal para o pequeno produtor”, conta ela, que levou ao Mesa Brasil bergamotas nesta semana. Adilson Maia dos Santos comemorou a participação ao contribuir com alfaces e temperos. "Às vezes, temos algum produto sobrando e, assim, podemos complementar a renda. Ficamos felizes em saber que creches vizinhas da propriedade estão recebendo, o que deu uma alegria ainda maior”, disse.

Giordana e Santos fazem parte de um grupo de 30 agricultores selecionados pela Emater/RS que integram o programa neste ano. “Essa é uma maneira de escoar a produção, aumentar o estímulo para que eles continuem a plantar na Capital, ao mesmo tempo que melhoramos a segurança alimentar de diversas pessoas. São frutas e hortaliças com vitaminas e minerais que não estão na cesta básica”, explica o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS, Sandro Trevisan Fidler. O projeto foi viabilizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e também de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com participação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. 

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir