Imprimir
 

Chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora ensinam receitas simples e refrescantes para saborear acompanhadas de uma lager, estilo mais consumido entre os brasileiros

Que a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros, ninguém discute. Dentre seus tantos estilos, a lager predomina no consumo graças à sua leveza, principalmente no verão. E quando se pode aliar aquela vontade de apreciar uma gelada para amenizar o calor à preparação de pratos leves, práticos e, também, exóticos, encontra-se a combinação perfeita para curtir as férias, seja na praia, na piscina ou mesmo no conforto de casa.

Convidamos os chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora, parceiros da Cervejaria BELLAVISTA, para compartilhar dicas simples que prometem agradar aos mais diversos paladares e que harmonizam perfeitamente com a BELLAVISTA Premium Lager. “É um estilo de cerveja que se destaca pela leveza e amargor na medida certa, além de ser refrescante, harmonizando com pratos leves”, salienta o chef Carlos Kristensen. 

Tamboril, tartar de banana e hollandaise de butiá – Por Chef Carlos Kristensen, sócio proprietário do Restaurante Hashi e Um Bar e Cozinha de Porto Alegre

Esta receita traz como destaque o peixe Tamboril. "O tamboril é um dos peixes mais incríveis de sabor e textura. Parece lagosta e é pouco conhecido e utilizado por aqui", diz Kristensen.

Outro toque especial para o prato é o butiá, fruta nativa do sul. Nesta receita o chef pegou como base o clássico molho hollandaise e incorporou o butiá no preparo. "Traz uma acidez muito bacana e um novo uso da fruta na cozinha. A hollandaise de butiá é uma criação própria fruto de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos na cozinha", ensina.

Já o tartar de banana proporciona um olhar diferente do uso da fruta, com toques de azeite de oliva, gengibre, coco e coentro. Ao mesmo tempo que impressiona no sabor e preparo,  é uma fruta absolutamente comum a todos. "Simples e delicioso como a comida tem que ser", destaca.

Ingredientes (para 4 pessoas)

1kg Tamboril - filé limpo

Mini legumes (Cenoura, rabanete, beterraba)

Hollandaise de Butiá

200g de polpa de butiá 

6 gemas

60ml de vinagre

30ml de água

150g de manteiga 

Tartar de Banana

4 Bananas

200g de coco fresco ralado

20g de gengibre picado

1 Limão

100ml de azeite de oliva

1/2 maço de coentro

Sal

Modo de preparo 

Tamboril

Tempere os filés de tamboril com sal e pimenta a gosto e grelhe com azeite de oliva ou manteiga em uma frigideira antiaderente até dourar. Reserve.

Tartar de banana

Corte a banana em cubos médios e tempere com azeite, limão e sal. Reserve. Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e adicione o gengibre picado. Refogue rapidamente. Adicione o coco fresco ralado e misture bem até ficar levemente dourado. Retire do fogo, deixe esfriar e misture com a banana. Finalize com folhas de coentro e azeite.

Hollandaise de Butiá

Em um recipiente refratário coloque as gemas, o vinagre e a água. Misture bem. Leve este refratário ao banho-maria, mexendo sempre. Adicione a manteiga líquida bem devagar, mexendo sem parar, até emulsionar bem e estabilizar. Adicione a polpa de butiá e misture bem devagar. Sirva imediatamente.

Mini legumes

Lave bem e estão prontos para servir.

Montagem 

Sirva o tartar de banana no prato e raspe a casca de limão sobre ele. Sirva o tamboril e regue o molho hollandaise sobre ele. Finalize com os mini legumes.

Tartar de peixinho bovino - Por Chef Rodrigo Bellora, idealizador do conceito “Cozinha de Natureza”, Rodrigo Bellora é  proprietário dos restaurantes Valle Rustico (Garibaldi/RS), Guaraipo (Farroupilha/RS) e  Tubuna - Cultura Gastronômica (Bento Gonçalves/RS). Também é ativista do Slow Food,  sendo um dos fundadores da comunidade local.  

Essa é uma receita fresca e para ser consumida na hora! Por ser prática e sem processos  de cocção, é rápida e perfeita para curtir o verão. ”É importante cortar a carne na hora para  ela se manter fresca. A picância do crem traz um sabor marcante, que a lager BELLAVISTA  acompanha muito bem. Geralmente é servido como uma entrada e também pode ser feito  para compartilhar em momentos entre amigos", destaca Bellora.  

Ingredientes:  

500g de peixinho bovino;  

150ml de suco de limão;  

100g de batata crem (raiz forte bastante típica na região da Serra Gaúcha); 
80g de queijo serrano curado;  

30g de mostarda de crem;  

Major gomes a gosto (uma plantinha linda e saborosa que nasce em qualquer pedaço de  terra. Um belo exemplar de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) - matos que normalmente não comemos mas são deliciosos;  

300g de nachos, torradinhas ou pão tostado (dica: servir com uma telha de milho crioulo nixtamalizado);

Sal e Pimenta a gosto.

Modo de preparo:  

Limpe a carne removendo gordura e nervos, por isso é importante escolher um corte magro  como é o caso do peixinho (é como se fosse um filé da dianteira, ótimo para vários  preparos). Feito isso, corte a carne em cubinhos e tempere com sal, pimenta, suco de limão, mostarda  de crem e o crem ralado. Reserve.  

Monte esse preparo de carne temperada sobre as telhas de milho (ou nachos, torradinhas  ou pão tostado) e finalize com a flor do major gomes (PANC), e o queijo serrado curado ralado na hora, por cima de tudo. Bom apetite!


Autor: Juan Link - Moglia Comunicação Empresarial
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir