Imprimir
 

Excedente de crédito pode ser utilizado ao longo do ano, principalmente no inverno

A estação mais quente também é o período do ano mais vantajoso para a geração de energia solar. Os dias mais longos e, em sua maioria, com maior exposição do sol contribui para que haja mais irradiação diretamente sobre os módulos fotovoltaicos, causando um aumento de geração. Porém, uma das maiores vantagens é a geração de créditos que serão utilizados no inverno para compensar os dias em que o sol não aparece tanto. Outro benefício interessante é a linearidade de geração. 

“Quando acontece a geração maior do que o consumo, o excedente ficará como créditos para ser usado no momento em que não houver captação de raios solares. Esses créditos ficarão disponíveis pelo prazo de 5 anos, sendo utilizados sempre os que possuem validade mais antiga. Acontece de forma automatizada”, explica o diretor-geral da Ecosul Energias, Alan Spier. 

Entenda mais como funciona a captação de energia solar no verão:

Como o clima interfere na geração de energia solar? 

O clima dita a eficiência do sistema, pois quanto maior é a irradiação solar direta mais o sistema gera, ou seja, quanto mais dias de sol mais energia. Em dias nublados e chuvosos o sistema também gera energia, mas em menor quantidade. A mesma lógica funciona com a sombra, muitas vezes o sombreamento acontece devido algum ‘corpo sólido’ estar encobrindo o sol e dessa forma os raios do sol não chegam até as placas, e, consequentemente prejudicando a geração. 

Quais os benefícios da geração de energia solar no verão? 

O maior deles, sem dúvida, é o aumento na geração e a linearidade da eficiência dos sistemas. No verão temos poucos dias em que o sol não aparece e muitos dias de céu limpo, além dos dias serem mais longos, o que significa maior irradiação devido ao sol ficar exposto por mais tempo.


Autor: Francine Malessa
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir