Imprimir
 

Aos cidadãos de Porto Alegre

Vivemos há mais de 4 meses com atividades restritivas aos hábitos e costumes da sociedade porto-alegrense, entre os quais, o livre arbítrio de trabalhar, comprar e vender. Neste período, o poder público teve tempo e a verba necessária para dotar nossa cidade de estrutura física e de pessoal para o atendimento médico da população atingida pela pandemia.

Temos agora que buscar medidas também para a preservação de nossa economia, quer pessoal, familiar ou empresarial, sem as quais não teremos condições de manter a luta contra este vírus e em defesa da vida.

Considerando a necessidade de manter os cuidados para diminuir a aglomeração das pessoas no transporte público e procurando minimizar as possiblidades de contágios, apresentamos as seguintes medidas, numa primeira fase, que urgem serem tomadas, sempre mantendo o diálogo com as partes envolvidas para novos ajustes:

A abertura do comércio, independentemente do seu porte, nos seguintes horários: comércio tradicional (de rua) das 9h às 17h e shopping centers das 12h às 20h;

Abertura de bares e restaurantes no horário das 11h às 22h;

Atendimento dos prestadores de serviços em período único das 10h às 16 h, excetuando as instituições de ensino que atenderão os termos acordados com o Governo do Estado;

Liberação das atividades na construção civil, igualando as obras públicas e privadas, no horário das 7h às 17h;

A ampliação dos horários de atendimento das atividades essenciais e a flexibilização dos estacionamentos para minimizar eventuais concentrações e aglomerações.

Os protocolos de saúde, que protegem trabalhadores e consumidores da Covid-19, serão rigorosamente seguidos, cobrados e difundidos por nossas entidades, buscando uma conscientização cada vez maior de nossa população.

Frente ao acima exposto é imperioso que o poder público decrete a retomada inadiável e imediata das atividades econômicas. Estamos abertos a um processo construtivo, sob pena de ruptura dos canais de interlocução e do colapso do sistema econômico e, por conseguinte, da saúde de toda a população.

Porto Alegre, 1° de agosto de 2020. 

Assinam este comunicado:

Abrasce

Abrasel

Aclame

Acomac

ADCE

ADVB RS

AEHN

Agas

Alshop

ACPA

CDL POA

Fetransul

ICF

Lide RS

Sindha

Sindilojas POA

Secovi RS

Sincodiv/Fenabrave

Sinduscon RS

Sinepe RS

Sulpetro


Autor: Redação
Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre

Imprimir