Imprimir
 

Lojas de Porto Alegre poderão ter funcionamento alterado, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho

Lojistas da capital gaúcha deverão seguir as regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para o próximo feriado de Carnaval, terça-feira, 25 de fevereiro. No documento, firmado entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindec-POA, que é válido para o período de novembro/2019 a outubro/2020, fica proibido o uso de funcionários nessa data. As empresas do setor varejista que não seguirem a orientação da Convenção Coletiva ficarão sujeitas à fiscalização e multa, que pode variar de R$ 1 mil a R$ 50 mil.

Os empresários que desejarem contar com funcionários na terça-feira de Carnaval devem ter realizado acordo coletivo, opção possível para quem deseja continuar com as atividades normalmente. No modelo padrão de acordo coletivo, fica assegurado o uso de equipe contratada em feriados. É possível solicitar a realização desse documento no site do Sindilojas Porto Alegre, www.sindilojaspoa.com.br.

As lojas que estiverem aptas a abrir na terça-feira de Carnaval poderão funcionar pelo período de 6 a 8 horas. Lojas localizadas em shopping centers ou centros comerciais deverão seguir o horário de funcionamento estabelecido em cada empreendimento.

A Entidade ressalta que o sábado, domingo e segunda-feira anteriores à data não configuram feriado e, portanto, devem seguir com funcionamento normal.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre 

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.


Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre

Imprimir