Imprimir
 

Com patrocínio da Claro, espetáculos ocorrem em novembro de 2019 e março de 2020

O Rio Grande do Sul sempre foi celeiro de grandes pianistas. Nomes como Miguel Proença, Zuleika Rosa Guedes, Ney Fialkow, Olinda Allessandrini, Alexandre Dossin, entre tantos outros aqui despontaram e se projetaram no país e no mundo. E, para celebrar esse patrimônio cultural do gaúcho, a Claro traz as cidades de Gramado e Bagé o espetáculo musical do grupo Pianistas de Bagé, que fará quatro apresentações, sendo duas na cidade de Gramado, no final de novembro de 2019 e duas apresentações em Bagé em março de 2020. 

Em cada município, estão previstas duas apresentações gratuitas, sendo um concerto didático para crianças da rede pública de ensino e outra para o público em geral. O espetáculo de música é executado simultaneamente com cinco pianos, a 20 mãos, sendo dois artistas em cada instrumento. Uma relíquia brasileira aqui do Rio Grande do Sul e que consta ser única no mundo em sua formatação. 

Trata-se de uma das mais importantes iniciativas culturais do Estado, que visa divulgar a cultura pianística, difundindo o repertório erudito e popular com grande qualidade artística e grande alcance social. 

Nos concertos, um variado repertório que agrada os mais diferentes púbicos, com temas de George Gershwin, Radamés Gnattali, Astor Piazzolla, Camille Saint-Säens, Piotr Tchaikovsky e Maurice Ravel, entre outros, interpretado pelos pianistas Ana Maria Delabary, Eliana Huber, Euda Saraiva, Glaucia Pinto, Heidi Wall, José Fernando Marques, Lúcia Antônia Mello, Marcelo Cazarré, Maíres Leite, Magali Collares, Maria das Graças Garcia, Patrick Menuzzi, Renato Paim, Regina Bernhard, Tamíres Beck, Tomás Storino, Vera Catarina de Los Santos, Vera Lúcia Inghes, Vera Regina Araújo, Vera Regina Brasil e Wagner Brasil. 

Em Gramado, o Concerto Didático, exclusivo para alunos da rede pública de ensino e seus pais, será realizado no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 15h30, na Escola Senador Salgado Filho. O recital aberto ao público será no dia 30 de novembro, sábado, às 21 horas, na Sociedade Recreio Gramadense. Os ingressos já estão disponíveis para retirada na secretaria do clube. As datas para os recitais em Bagé, em 2020, serão divulgadas posteriormente. 

O projeto é realizado pela Branco Produções e tem patrocínio master da Claro. 

Sobre o grupo 

Inspirado no conjunto de Pianos Carlos Gomes, o grupo Pianistas de Bagé foi criado na segunda metade do século passado, no IMBA (Instituto Municipal de Belas Artes), pela professora Gelcy Porto Médici, passando a se apresentar em diversos locais, como Clube Comercial, Ginásio Presidente Médici (Militão) e TV Piratini, nos anos 60 e 70. Após este período de sucesso, o grupo foi desativado, retornando nos anos 2000, através da ação da pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello, que reavivou e engrandeceu o projeto. 

Seus componentes são pianistas/concertistas que exercem atividades em diversos Centros de Artes do Brasil. Há pianistas que vão dos 12 aos 90 anos, entre alunos, professores, ex-alunos e ex-professores, residentes de cidades como Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e, naturalmente, Bagé/RS. 

Serviço 

Quando: dia 30 de novembro – sábado - 21 horas

Onde: Sociedade Recreio Gramadense – Rua Garibaldi, 328

Quanto: Ingressos à venda a partir de 30/9, com custo de R$ 30, e descontos de 50% previstos em Lei. Podem ser adquiridos na Sociedade Recreio Gramadense, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h e nos sábados das 9h às 12h. No dia do evento, a bilheteria permanecerá aberta até o horário do recital, se ainda restarem ingressos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 54-3286-1004 e 54-991828444, pelo site www.sociedaderecreiogramadense.com.br ou através da rede social www.facebook.com/recreiogramadense.


Autor: Valessa Prado
Fonte: Zento Comunicação Integrada

Imprimir