Imprimir
 

Evento multidisciplinar foi realizado nesta sexta-feira no Moinhos

O cuidado ao paciente com câncer tem tido uma grande evolução nas técnicas diagnósticas e terapêuticas, contribuindo para com maior sobrevida e melhor qualidade de vida. A promoção de um olhar multidisciplinar e amplo para o tratamento oncológico foi o tema principal de evento ocorrido durante toda esta sexta-feira, 8, no Hospital Moinhos de Vento. 

O simpósio o II Simpósio de Assistência Integral ao Paciente com Câncer contou com a presença da superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Röhsig, que recuperou a história do Serviço de Oncologia em sua fala de abertura. “Já em 1999, o Hospital declarou que a oncologia seria uma área de ênfase do nosso trabalho”. Vania ainda destacou o trabalho da equipe multidisciplinar e mencionou que o cuidado colaborativo dos pacientes com câncer também passa pelo envolvimento com a família. 

Na sequência, a física Francine Xavier da Silveira dos Santos e a médica Daniela Vargas Barletta abordaram com diferentes enfoques a “Radioterapia de Precisão no Tratamento do Câncer”. O painel teve a moderação da enfermeira Luciane Borelli Finatto. 

Já o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital, Sergio Roithmann, e a médica Helena Andrade trataram sobre o tema “Vitórias e Desafios nos Novos Tratamentos do Câncer”. Roithmann expôs as principais inovações na área da imunoterapia, que é a manipulação do próprio sistema imunológico humano para tratamento do câncer. O médico discorreu sobre o CAR T-cell que, do inglês, significa “célula T com receptor de antígeno quimérico”. O nome complexo indica que o tratamento utiliza células geneticamente modificadas. 

Por sua vez, a médica Helena Andrade falou sobre os medicamentos da terapia alvo, que foram desenvolvidos para identificar e atacar as células cancerosas do organismo. O tratamento é baseado em características específicas que definem uma célula cancerosa. Assim, essas substâncias localizam e bloqueiam o crescimento e a disseminação do câncer. O painel teve a mediação da farmacêutica Sabrina Tasca. 

Outros temas foram abordados no evento, como: “Infecções em Pacientes com Câncer”, “Crioterapia para Preservação Capilar no Tratamento do Câncer”, “O Papel da Equipe Multidisciplinar na Oncologia”, “Predisposição Genética do Câncer: O que Todos Deveriam Saber”, “Conceitos Gerais de Hemoterapia” e “Pesquisa Clínica em Oncologia”. 

Também participaram da atividade a Coordenadora Assistencial do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, Taiana Saraiva; a farmacêutica Aline Galiotto, as enfermeiras Lisiane Martins, Tiani Godinho e Kelly Mensh; os médicos Patrícia da Silva Fernandes, Diego R. Falci, Fabiane Kumagai Lorenzini, Daniela Dornelles Rosa, Camila Matzenbacher Bittar, Dário de Lima Brum, Erica Ottoni, Cláudia Astigarraga, Pedro Isaacsson Velho; a biomédica Angela Lima Gonzaga; a Irmã Marciana Ittner;  a fisioterapeuta Priscila Pereira Cidade; a nutricionista Mariana Back; a assistente social Fernanda Lutz Tolves; a psicóloga Karine Maciel; e a odontologista Renata Stifelman Camilotti.


Autor: Juarez Sant Anna
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir