Imprimir
 

Na terça-feira, 12, o Internacional receberá o Top de Marketing 2019, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS, na categoria Esportes

O case ganhador foi “Gurias Coloradas – O Futebol Feminino do Sport Club Internacional”. A cerimônia de premiação ocorrerá na Casa NTX, em Porto Alegre, a partir das 19h.

A participação feminina no Clube do Povo é antiga e fundamental para que tenhamos, cada vez mais, feitos relevantes. Atualmente, mais de 22% do quadro social colorado é composto por mulheres, mais de 25% dos funcionários do clube são do sexo feminino e há uma torcida organizada composta exclusivamente por elas, a Força Feminina Colorada (FFC).

O Inter deu início às atividades na modalidade em 1984. Houve novas tentativas nas décadas de 90 e 2000, mas sem continuidade. Em 2017, ocorreu a retomada de forma profissional da modalidade. Já no início de 2019 foi contratado o designer especialista em futebol Gonza Rodriguez para desenvolver a nova marca, finalizada em agosto desse ano.

Aliado a isso, houve criação das categorias de base nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18, aumento da estrutura administrativa para acompanhar a evolução do campo e extensão de vagas e abertura de novas sedes de escolinhas, em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.

Na área de Licenciamento, ocorreu o desenvolvimento de modelagem feminina do material esportivo para atletas a partir da coleção de 2018; contratação de profissionais de moda para integrar o departamento, a fim de qualificar a oferta dos produtos de confecção e modelagens, dando ainda mais atenção ao público feminino; inclusão das Gurias Coloradas em eventos de inauguração e de autógrafos de lojas oficiais do Inter, assim como o desenvolvimento de linha de produtos com a nova marca delas.

Fora das quatro linhas, os números também comprovam evolução. Em 2017, eram três empresas patrocinadoras, nesse, nove, com 549% de incremento em receita. São 308 Gurias Coloradas em escolinhas, categorias de base e adulta. Nas redes sociais, de 2017 a 2019, houve aumento de 174% curtidas no Facebook, 318% de seguidores no Twitter e 321% no Instagram.

Com isso, os resultados em campo também estão acontecendo. No profissional, em 2017, houve a conquista do campeonato Gaúcho. Na atual edição, a liderança isolada. As categorias de base das Gurias Coloradas encerraram o ano 100%: campeãs gaúchas sub-14, sub-16 e sub-18. E, em 17 de outubro, as Gurias celebraram o primeiro campeonato Brasileiro sub-18, no Pacaembu, contra o São Paulo.

São patrocinadores oficiais das Gurias Coloradas: Nike, Banrisul, Uber, Uber Eats, Universidade LaSalle, Vero, Pompéia, Laghetto Hotéis e Unimed Porto Alegre. Há, também, mais três parceiros: Naturas, Lavanderia Chuá e PanVel. 

Top de Marketing ADVB/RS 2019 – considerado o prêmio mais tradicional do sul do país no segmento, está na 37° edição. Após uma semana de apresentação e avaliação de cases, o corpo de jurados, composto por profissionais da área e acadêmicos, avaliaram os trabalhos finalistas de 35 categorias, divididas em setores de mercado, marketing, incentivo e especiais. Esse ano, a entidade registrou recorde no número de inscrições.

As organizações cujos cases obtiverem as três pontuações mais altas, entre todas as candidatas das categorias Setores de Mercado, de Marketing e Especiais, serão selecionadas, respectivamente, como vencedoras das distinções especiais Top de Marketing ADVB/RS 2019 Ouro, Prata e Bronze. E o case das Gurias Coloradas também está concorrendo a mais essa conquista. A divulgação ocorrerá na cerimônia de premiação. 


Autor: Tiago Nequesaurt
Fonte: Analista de Mkt SCI

Imprimir