Imprimir
 

Durante o Iom Kipur, “Dia do Perdão”, judeus fazem jejum e refletem sobre reconciliação

O mais sagrado dos feriados religiosos judaicos será celebrado ao entardecer desta terça-feira, 08 e durante todo o dia 09 de outubro, quando os judeus se reúnem para o Iom Kipur. Em Porto Alegre, assim como em outras comunidades do mundo inteiro, esse é o período de maior movimentação nas sinagogas.

O Iom Kipur é um dia de jejum, reflexões e orações. “É um tempo que separamos para buscar reconciliação e perdão. Durante 24 horas, o judeu deve retirar-se do mundo material, de seus interesses e compromissos e dedicar-se somente às necessidades da alma e do espírito”, conta o presidente da Federação Israelita do RS (FIRS), Sebastian Watenberg. Um dos temas importantes desta data refere-se à inscrição no “Livro da Vida”.

A reconciliação e o ato de perdoar os semelhantes por algo de errado cometido é um dos fatos mais importantes deste dia. “O livre arbítrio do homem – tomando a decisão consciente de olhar para dentro de si mesmo, de rever sua própria vida e de fazer as correções necessárias - completam o sentido espiritual deste dia”, reforça Sebastian.


Autor: Redação
Fonte: Camejo Estratégias em Comunicação

Imprimir