Imprimir
 

A lógica por trás da inovação. Lançamento em 15 de agosto, Porto Alegre

Instituto Colaborativo em Blockchain - iCoLab, nasceu do trabalho coletivo de um grupo de entusiastas por inovação e desafios que gerem resultados para a sociedade, empresas e instituições. O evento de lançamento será na próxima quinta-feira (15/8), no espaço Garden Pub Unisinos, na Av. Nilo Peçanha, 1600. 

O iCoLab é um hub colaborativo, que conecta e desenvolve pessoas e organizações na economia digital com o objetivo de disseminar o conhecimento, estimular a cultura de inovação, por meio de experimentos e projetos de negócio utilizando a tecnologia Blockchain; gerando e distribuindo riquezas que impactem, de forma positiva, pessoas, negócios e sociedade. 

Segundo a Presidente do Instituto, Sandra Heck, o iCoLab é um arranjo institucional que oportuniza pessoas a se conectar e gerar valor em rede, por meio da aplicação dos múltiplos conhecimentos, para resolver desafios e explorar oportunidades de novos modelos de negócios. “Acreditamos que o caminho para vencer passa pela inovação aberta que basicamente é uma estratégia de colaboração onde pessoas e empresas realizam trocas para crescerem juntas. E a convergência das tecnologias, a exemplo do Blockchain tem sido a mola propulsora para acelerar a inovação e a disrupção dos modelos.”, conclui Sandra. 

O iCoLab nasce como um hub colaborativo focado em Blockchain porque acreditamos que esta tecnologia oferece uma promessa considerável de repensar a forma dos processos de negócios interorganizacionais e, seu potencial para realizar a execução sem que uma parte central sirva como ponto único de confiança (e falha), serve para a digitalização da confiança. Os registros em blockchains (pública ou permissionada) são distribuídos e permitem que as partes concordem com a sua existência, valores e históricos dos eventos possibilitando otimização de custos, novas receitas e novos modelos de negócios. 

O Instituto, em colaboração com os iCoLabers nas suas mais diversas áreas de atuação: negócio, tecnologia, jurídica, governança, risco, compliance e gestão, em conjunto com parcerias estratégicas, viabilizam  um portfólio de serviços ao mercado, que vão desde  a sensibilização e a identificação da real causa do problema ou da oportunidade, ajuda entender sua aplicabilidade, identificar rede de incentivo, realiza experimentos e projetos de negócio envolvendo Blockchain para empresas pública e privadas, estimulando uma rede de colaboração em inovação em uma série de verticais, tais como: indústria manufatura, varejo, agronegócios, utilities, saúde e  governo. Adicionado a isso o Instituto desenvolve trilhas de formação em Blockchain para desenvolvedores e líderes de qualquer nível hierárquico, bem como a realização de workshops, cursos e hackathons in company ou no iCoLab. 

Acreditamos que o futuro não é mais um prazo! É uma mentalidade de mais colaboração e menos competição. Ficou interessado(a)? Seja muito bem-vindo(a) para integrar ao ICOLAB seja como pessoa física ou jurídica e participar dessa transformação da economia e da sociedade. 

Visite a página icolab.org.br e conheça mais detalhes. www.icolab.org.br


Autor: Valquira Guedes valguedes@icolab.org.br
Fonte: Jornalista, co-founder, líder do núcleo Aprendizado e Crescimento iCoLab

Imprimir