Imprimir
 

De 2008 para 2018, o hábito alimentar dos brasileiros teve aumento de 15% no consumo de frutas e hortaliças na quantidade de cinco porções diárias pelo menos cinco vezes na semana

O brasileiro está comendo melhor! De 2008 para 2018, o hábito alimentar dos brasileiros teve aumento de 15% no consumo de frutas e hortaliças na quantidade de cinco porções diárias pelo menos cinco vezes na semana, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Esses dados são resultado da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são o grupo que mais consome frutas e hortaliças e, em ambos os sexos, essa frequência aumenta de acordo com a idade e escolarização. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, o Governo tem estimulado o consumo de alimentos naturais para melhorar a qualidade de vida da população. 

“Por isso que o Ministério da Saúde vem trabalhando com publicações para incentivar o uso de hortaliças, verduras, frutas locais, incentivando, também, a economia local, como também o consumo de material mais fresco. O Acesso a alimentos mais frescos e saudáveis pode ampliar bastante esses indicadores. Esperamos que isso se reflita na pesquisa deste ano”.

Outro dado importante, diz respeito à redução de 53% no consumo regular de refrigerante e suco artificial entre os adultos. Essa diminuição foi identificada em todas as faixas-etárias e em ambos os sexos. A queda mais expressiva ocorreu entre a população de 55 a 64 anos, o que representou uma redução de 58% no período. Quem mais consome esses tipos de bebidas são os homens.


Autor: Janary Bastos Damacena
Fonte: Agência do Rádio

Imprimir