Imprimir
 

Evento marca lançamento do livro Autobiografia, escrito pelo português José Luís Peixoto para celebrar os cinco anos do clube de livros

A TAG – Experiências Literárias e a PUCRS promovem no dia 5 de julho, em Porto Alegre, um encontro sobre a vida, a obra e o legado do escritor José Saramago. O evento contará com as presenças do autor português José Luís Peixoto e Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago, e será mediado por Paulo Ricardo Kralik, pós-doutor pela Universidade de Lisboa e professor nos cursos de Letras e Escrita Criativa na Escola de Humanidades/PUCRS. O acontecimento também marcará o lançamento do livro Autobiografia, escrito por Peixoto especialmente para comemorar os cinco anos da TAG, e que será enviado para cerca de 30 mil assinantes de todo o país através do Kit Curadoria de julho. 

Pilar Del Río é jornalista, escritora e tradutora, e foi casada com José Saramago por mais de 20 anos. Já Peixoto conheceu o Nobel de Literatura em 2001, quando recebeu o prêmio José Saramago por seu segundo romance, a obra Nenhum Olhar, o que fez dele o mais jovem escritor a vencer a premiação. É autor de dez romances, além de contos, poemas e peças de teatro, e também recebeu o prêmio Oceanos, em 2016, pela obra Galveias. Sobre Peixoto, o próprio Saramago afirmou que era “uma das revelações mais surpreendentes da literatura portuguesa. É um homem que sabe escrever e que vai ser o continuador dos grandes escritores". 

O evento é gratuito e acontece às 19h30min no auditório da Escola de Humanidades, no prédio 9 da PUCRS. A partir das 18h30min serão distribuídas senhas para a entrada do público. 

Autobiografia

Em Autobiografia, José Luís Peixoto faz um intrigante jogo metaliterário que traz como personagem principal o escritor José Saramago. O livro se passa na Lisboa da década de 90, quando acompanhamos a trajetória de um jovem escritor que vê seus caminhos se cruzarem com Saramago. Nasce então uma história onde a realidade e a ficção se combinam num jogo de espelhos que coloca em evidência os desafios maiores da literatura.


Autor: Aniele Bernst
Fonte: Prática

Imprimir