Imprimir
 

Consultora de marketing fala sobre o cenário de mudanças que o marketing digital vive

Sim, esta é a dúvida do momento. Depois do escândalo publicado pelo The New York Times, confirmando que a empresa Cambridge Analytica havia usado, sem autorização, dados de cinquenta milhões de usuários do Facebook para favorecer a campanha de Donald Trump, muitos usuários passaram a não utilizar mais a plataforma e, até mesmo, promover protestos como o #facebookpodeacabar. Contudo, isso dificilmente vai acontecer, no entendimento da diretora executiva da Trend Marketing, Caroline Brogni.

- O Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Conta com mais de dois bilhões de usuários ativos que se conectam pelo menos uma vez por mês na plataforma. Destes dois bilhões, cerca de 1,4 bilhão se conectam diariamente, seja para ver as notícias, para se comunicar ou publicar posts em seu feed de notícias. Além de ser a maior plataforma social, o Facebook ainda permite que diversos aplicativos usem a plataforma como autenticação do usuário para seus sistemas. Portanto, a plataforma tem muito mais do que o controle total de todos nossos dados, e isso não é culpa deles. É do próprio usuário que permite o acesso da informação. Sejam elas através das postagens ou das informações que compartilhamos diariamente via canal digital – explica Brogni.

A consultora de marketing ressalta que é possível que muitos usuários deixem de usar a plataforma, mas acreditar que o Facebook vai acabar é uma pretensão muito grande. A plataforma deve passar por transformações e cada vez mais os cuidados com os dados que serão validados pelos usuários. A tendência é que as empresas continuem anunciando, visto que seu público-alvo acessa a ferramenta com muita frequência.

- A cada dez brasileiros conectados, oito estão ativos no Facebook, e isso nos dá uma única certeza: independente do segmento da sua empresa, seu público está conectado nessa rede social – reforça.

O Facebook faz parte de 92% das empresas e 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios, gerando semanalmente 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários. Além disso, 93% dos profissionais de marketing utilizam sta plataforma em suas campanhas.

O perfil do público brasileiro mostra que as mulheres utilizam mais esta rede social, com 54% de usuários femininos, contra 46% de usuários masculinos. Na idade, os maiores frequentadores estão entre 25 e 34 anos, com 29 milhões de contas, seguidos pelos jovens entre 18 e 24 anos, com 28 milhões de contas.


Autor: Mariana da Rosa. Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress

Imprimir