Imprimir
 

Evento promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, em Gramado, reuniu líderes do movimento lojista de todo o estado

Alternando temas que exigem seriedade com muita descontração, mais de mil empresários do varejo gaúcho participaram da 48a Convenção Estadual Lojista, realizada em Gramado, ao longo de dois dias. A solenidade de abertura, na noite de quinta-feira (26/10), na Sociedade Recreio Gramadense, contou com a participação de líderes políticos e empresariais. Na sexta-feira (27/10), o Palácio dos Festivais recebeu palestras nas áreas de economia, negócios, moda e design, música e comportamento.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressaltou os desafios enfrentados pelos lojistas nesses quase sete anos de uma crise profunda que foi criada no setor político e afeta a economia.

- Hoje começa a reação do comércio que muitas vezes foi considerado o vilão da economia. Fomos acusados de causar inflação por aumentar preços. Ao contrário. Somos geradores de emprego e enfrentamos as maiores dificuldades. A FCDL-RS disponibiliza ferramentas para isso, como por exemplo, as plataformas do QComércio. Usem e abusem desse instrumento. Somente através dessas ações seremos competitivos e evoluiremos no ritmo que o mundo exige – ressaltou.

A palestra de abertura da 48a Convenção Estadual Lojista trouxe o economista, Aod Cunha que defendeu que se tirem lições do que ocorreu com a crise, observando na cidade, estado ou país o que foi feito de errado para que a trajetória de crescimento econômico seja sustentável.

- O aumento da produtividade será um aspecto fundamental a ser observado. Enfrentamos uma taxa de envelhecimento muito rápida porque chegamos a padrões europeus de natalidade e a tendência é quintuplicar a população acima de 65 anos. Diante disso, será preciso um ajuste no número de pessoas ativas no mercado de trabalho que sustentarão o sistema de aposentadorias – explicou.

O empresário Roberto Argenta, da Calçados Beira Rio, deu lições para empreender com sucesso recordando uma lição antiga que é engordar a vaca para que ela dê leite, capitalizando a empresa para que ela dê lucro. Ressaltou, ainda, a importância de investir em pessoas.

- O líder precisa ter um time e ele tem que ser bom. Nosso lema é a arte de saber servir, seja ao cliente ou às pessoas. Não dá para misturar ideologia com política e economia. É preciso saber o que é melhor para o povo e o líder tem que buscar uma formação e conhecimento para isso - disse.

Durante a palestra, o empresário ressaltou o orgulho de ter gerado aproximadamente 900 empregos, mesmo em meio ao cenário de crise.

Após o intervalo, o ritmo do encontro foi elevado, com um verdadeiro show do palestrante Fabiano Brum que mostrou que a música traz muitas lições para o dia a dia dos empresários e funcionários do comércio. A atração misturou clássicos do rock nacional e internacional com reflexões que a música pode proporcionar.

- A energia dos funcionários precisa ser condizente com o tipo de negócio. Quer vender mais e melhor, trabalhe com pessoas felizes? Ou alguém já viu um músico reclamando que tem que fazer um show? - indagou.

A trajetória empreendedora de Jorge Bischoff foi exibida desde a infância até os dias atuais. Entre os ensinamentos, o empresário deixou a mensagem para que, mesmo diante de dificuldades, nunca se deve desistir, lembrando a imensa capacidade de recuperação do empreendedor.

- O sucesso é sinônimo de trabalho e, depois disso, muito mais trabalho - discursou.

A marca Jorge Bischoff é uma das grifes mais respeitadas do seu segmento, presente em diversas cidades no Brasil e no competitivo mercado dos Estados Unidos, com produtos vendidos em mais de 50 países. Hoje são 90 locas exclusivas nos principais endereços de moda do Brasil. Obteve, recentemente, a nota máxima no ranking que reconhece as melhores franquias do Brasil.

Histórias de vida, levadas com extremo bom humor e diversão marcaram o encerramento do evento. O consagrado palestrante, Professor Pachecão, proporcionou boas risadas na plateia, contando experiências de vida.

- Não importa a sua condição, o que importa é a sua decisão - ensinou.

A 48a Convenção Estadual Lojista foi uma realização da FCDL-RS com apoio do QComércio, Florybal e Imprell Gráfica. O apoio institucional foi do SEBRAE e o patrocínio de Sicredi.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir