Imprimir
 

Tomógrafo de 128 canais possibilita a realização desses exames com uma dose 30% menor de radiação

A detecção precoce de lesões no pulmão pode ser feita por meio de exames altamente eficazes e seguros e com baixa dose de radiação. No Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Mãe de Deus, o tomógrafo de 128 canais possibilita a realização desses exames com uma dose 30% menor de radiação, ficando próxima da dose de radiação a que um paciente é submetido quando faz um Raio-x de tórax, de acordo com o Dr. Armando Abreu, coordenador do Programa de Radiologia do Hospital Mãe de Deus.

A dose menor de radiação emitida pelo equipamento é decorrência da tecnologia ASIR desenvolvida pela GE Health Care que possibilita a captação de imagens de forma ainda mais rápida e precisa. Conforme as diretrizes da Sociedade Americana de Câncer, a triagem de câncer de pulmão com baixa dose de radiação é indicada para pacientes na faixa etária de 55 a 74 anos, com pelo menos um histórico de tabagismo de 30 pacotes de cigarros por ano ou que ainda são fumantes ou pararam de fumar nos últimos 15 anos.

A faixa etária foi determinada em função da maior incidência de câncer. A tomografia computadorizada de baixa dose do tórax usa quantidades menores de radiação do que uma tomografia padrão e não requer o uso de contraste intravenoso. Trata-se de um exame que tem cobertura por planos de saúde. 


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir