Imprimir
 

Base trimestral atingiu patamares positivos pela primeira vez desde 2014

Os números mostram uma projeção de otimismo para os lojistas, segundo análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A perspectiva do presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, é que o desempenho das vendas do comércio no segundo semestre sejam boas, ajudando a atingir a tão esperada recuperação do cenário de crise vivido nos últimos anos.

- Pelo sexto mês consecutivo as vendas ampliadas do varejo no Rio Grande do Sul registraram crescimento e pela segunda vez consecutiva a alta ficou nos dois dígitos, chegando a 11,48% em junho último. A novidade é que em maio o ritmo de expansão foi bem mais acelerado, chegando 12,19% frente ao mesmo mês do ano passado – afirma Koch.

A continuidade deste ritmo de expansão será colocada em xeque a partir desse mês, quando deixará de existir de forma relevante a entrada de recursos extras no meio de consumo originados do resgate das contas inativas do FGTS.

O destaque do desempenho varejista de junho ficou para os ramos de veículos (19,4%), informática (23,9%), vestuário (22%) e eletrodomésticos (22,2%). A queda de vendas ficou restrita ao ramo de publicações e papelaria (-17,6%), por questões estruturais de modelo de negócio, e móveis (-15,4%).


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir