Imprimir
 

Segmento ajuda a tornar mais ameno impacto da recessão econômica que fez reduzir o número de postos de trabalho

A perspectiva de movimentação nas cidades serranas, convidativas para o frio, foi o principal destaque na avaliação do índice de empregos no Rio Grande do Sul, no último mês. Segundo análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS o resultado é consequência da preparação da hotelaria e turismo para a alta temporada de inverno. Não foi à toa que Gramado liderou o ranking de contratações no mês de junho, com 106 novos postos de trabalho.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) o número de postos de trabalho no Rio Grande do Sul regustrou queda de 9.513 vagas, completando o terceiro mês consecutivo de recúo nesse índice.

- É importante observarmos à longo prazo porque, em 2016, a queda de emprego foi mais expressiva com redução de 10,3 mil vagas e em 2014 foi ainda pior com a perda de 14 mil postos de trabalho. É fundamental que a economia volte a aquecer para gerarmos emprego e renda - afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Analisando apenas o varejo, houve a redução de 1.236 empregos em junho, rompendo com a dinâmica de dois meses anteriores quando o segmento convivia com uma situação de estabilidade na oferta de trabalho.

O cenário tradicional no Rio Grande do Sul mostra que a partir de agosto pode haver uma boa geração de postos de trabalho, culminando com melhores índices em setembro e outubro.

Além de Gramado as cidades que mais contrataram oram Montenegro, Sarandi, Novo Hamburgo e Eldorado do Sul. Por outro lado, as que mais demitiram trabalhadores foram Porto Alegre, Vacaria, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir